O principal evento científico da área da comunicação da Região Sul acontece, este ano, em Chapecó. A Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) sediará, de 3 a 5 de julho de 2025, o Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul (Intercom Sul). O evento reúne estudantes de graduação e pós-graduação, professores e profissionais do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O congresso, que deve reunir mais de mil pessoas, permitirá aos inscritos a participação em mesas-redondas, oficinas e minicursos com especialistas, conferências, entre outras atividades que devem agregar aos âmbitos profissionais e acadêmicos dos participantes.
A programação do evento busca atender às demandas atuais da comunicação, levando em consideração as diferenças entre as áreas que abrange: jornalismo, publicidade e propaganda, relações públicas, design, produção editorial, cinema e audiovisual, rádio e TV, games, comunicação digital, entre outras. O Intercom Sul chega à 24º edição e, neste ano, segue a temática “(Re)pensar a Comunicação como Campo de Conhecimento, Formação e Práticas Profissionais”, assunto que objetiva discutir de que modo a Comunicação se articula como um saber, um campo profissional e um setor importante da sociedade.
Premiações
Dentro do evento, acontecem duas premiações, a Expocom, que avalia trabalhos desenvolvidos e submetidos pelos graduandos em 71 modalidades diferentes e divididos em seis grandes categorias. A segunda competição é intitulada “Prêmio Intercom de Comunicação para a Transformação Social” e é voltada para trabalhos que geram ou podem gerar impacto social no meio em que atuam. Além disso, os congressistas podem participar de três atividades: o Fórum Ensicom, a Jornada de Extensão e os Grupos de Trabalho (GTs).
O Fórum Ensicom recebe trabalhos voltados para o ensino nos cursos de comunicação, com relatos a respeito do uso de novas metodologias. A Jornada de Extensão funciona como um debate sobre as experiências com projetos extensionistas dentro das universidades. Já nos GTs podem se inscrever desde estudantes de graduação e pós-graduação até pesquisadores formados para a demonstração de resultados finais ou parciais de pesquisas em diferentes níveis.
A premiação da Expocom costuma ser a mais conhecida entre os acadêmicos. O professor da Escola de Comunicação e Criatividade da Unochapecó e um dos organizadores do Intercom Sul 2025, Marlon Santa Maria Dias, fala sobre o prêmio Expocom, que, segundo ele, é a principal e maior premiação da área. “Quem participa tem a chance de ter seu trabalho visibilizado e, se ganhar a etapa regional, ainda ganha a inscrição para concorrer na etapa nacional”. Marlon também destaca a importância e a necessidade da participação dos alunos locais no congresso e nas premiações.
O docente ainda ressalta os benefícios da participação no evento, que incentiva a presença dos estudantes na área acadêmica. “As palestras, painéis e oficinas são oportunidades de os congressistas terem contato com profissionais reconhecidos na área e que trazem, através das suas trajetórias profissionais e de pesquisa, ideias interessantes para pensar o campo da comunicação hoje”, defende. Segundo ele, os GTs também são excelentes oportunidades para que os estudantes apresentem seus trabalhos e conheçam as pesquisas e assuntos relacionados à área que podem, futuramente, auxiliar em novos estudos, como no desenvolvimento dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).
Segunda vez em Chapecó
Em 2012, a Unochapecó também foi sede do congresso regional. A coordenadora e professora do curso de Publicidade e Propaganda, Jacira Medronha, comenta a evolução desta edição: “Nós estávamos em um momento diferente. Agora em 2025, nós temos nossa própria temática que é repensar a comunicação. Então estamos nessa fase de transformações do universo da comunicação e temos a possibilidade de reunir pesquisadores”. Ela ainda destaca que, hoje, a Unochapecó está ainda mais preparada para receber grandes eventos como o Intercom Sul.
Jacira também analisa a importância da troca de conexões e experiências com pessoas da área que o evento proporciona para os estudantes, contatos esses que podem ser necessários para o futuro. “É uma forma de valorizarmos a universidade em que estamos, de levar o que a Unochapecó tem de tão diferencial”, completa. Para finalizar, ela ressalta um viés positivo relacionado à expectativa do evento: “A espera é de que tenhamos um Expocom extremamente fortalecido e com trabalhos bastante qualificados. Isso mostra o quanto a região Sul tem uma entrega bastante técnica e de qualidade em relação aos trabalhos da comunicação”.
O Intercom Sul é um dos eventos regionais que antecedem o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom Nacional) que, neste ano, acontecerá em Vitória, no Espírito Santo. Ambos são promovidos pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, a Intercom. Atualmente, essa é a associação científica de maior reconhecimento na área, por reconhecer a variedade de autores e áreas da comunicação e pelo grande tempo de atuação.
Inscrições
As inscrições estão abertas e o primeiro lote encerra dia 29 de maio. Mais informações podem ser obtidas no site oficial intercomsul2025.com.br e nas redes sociais instagram.com/intercomsul2025
Texto: Leticia Begotto Buratti e Sophia Fransozi; estagiárias da Acin Jornalismo sob supervisão de Bruna Deitos;