DIVERSÃO, ACESSIBILIDADE E APRENDIZADO: O DIA DAS CRIANÇAS NA EFAPI DE 2023

DIVERSÃO, ACESSIBILIDADE E APRENDIZADO: O DIA DAS CRIANÇAS NA EFAPI DE 2023

Como de costume, o dia 12 de outubro promete grandes atrações para as crianças que visitam o parque da Efapi, esse ano, não foi diferente. Pinturas faciais, brindes, contação de histórias e muitas outras atividades foram programadas para o público infantil que esteve presente em grande quantidade, mesmo com o clima instável.

No Parque Desbravalley, o lançamento do curta-metragem Rainha Leona, contou com a interpretação de LIBRAS trazendo inclusão para as crianças com deficiência auditiva e surdas. Além disso, a interpretação instigou a curiosidade das crianças que nunca tiveram contato com a língua de sinais, assim, tornando-as mais empáticas nos seus convívios sociais. 

Inclusão e diversão no dia das crianças na Efapi 2023

Tatieli Lui Meneghini é pedagoga com pós-graduação e proficiência em interpretação, salientou a importância da inclusão e da acessibilidade para crianças com deficiência auditiva, além de apresentar a linguagem de sinais para as crianças não surdas e demonstrar qualidade na interpretação. “No lançamento do filme, por exemplo, somente a legenda do vídeo não inclui, porque não atende as crianças que ainda não estão alfabetizadas. Então, ter o acesso a história contada através da língua de sinais, atinge o público com maior qualidade e faz com que eles se sintam incluídos e compreendam a história”, aborda. 

Heloise Machado Marques, de 9 anos, comenta que a Feira está movimentada, e que achou os estandes muito interessantes. “Todo mundo está interessado em comprar. Quero ir em dois shows com a minha mãe e dar uma volta de helicóptero”, cita. 

“Estou gostando do passeio. Vi as vacas, os cavalos e as ovelhas, o que mais gostei”, é o que expressa Arthur Madoglio, de 3 anos, sobre o dia das crianças na Efapi 2023. Além disso, ele conta o que quer ganhar de presente de dia das crianças. “Quero um caminhão de cimento com luzinhas”, diz.

Marjorie Dreher tem 6 anos, e fala que o dia está maravilhoso e que gostou de passar o dia na Feira. “Quero ir ao parque de diversões brincar. Amei o espetinho de morango com chocolate. Quero ganhar uma boneca com cabelo arco-íris”, relata. 

Pedro Augusto Ferlin, de 4 anos, estava passeando com sua mãe, e topou conversar sobre o dia das crianças e o presente que ganhou. “Muito legal, ganhei uma espada que brilha. Quero ir na casa de terror, já fui outras vezes e não tenho medo”, conta.

Vicente Batista Dietrch conta que ganhou, de dia das crianças, um ovo de dinossauro, um carrinho de controle remoto e brinquedos do Roblox. Ele ainda comenta que uma das atividades que mais gosta de fazer é andar de patinete. “Também gosto de brincar de Minecraft e jogar Roblox”, finaliza. 

As programações desenvolvidas em dias como hoje são muito bacanas porque apresentam para as crianças possibilidades que no dia a dia muitas delas não têm devido ao “vício” nas telas. Elas verem esse mundo, as histórias e as diversidades, é tudo muito instigante para a imaginação e o mundo mais concreto. Desenvolver atividades externas ou brincadeiras que não envolvam nenhum tipo de tela traz muitos benefícios, não apenas no dia das crianças. É importante ter uma programação que auxilie a desenvolver as habilidades de comunicação e relacionamento das crianças com o mundo, além das memórias especiais e tempo de qualidade gerados nesse processo.

TEXTO: João Pedro Zatta Grolli e Kenson Koskur Coelho

FOTOS: Kenson Koskur Coelho


Pintura facial em vários estandes da feira atrai as crianças

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.