EFAPI 2023 COMO POLO SUSTENTÁVEL

A sustentabilidade consiste em atender as necessidades da sociedade sem comprometer os recursos das futuras gerações. Devido ao aumento excessivo da poluição e a ebulição global, o “ser sustentável” tem sido uma das preocupações primordiais de empresários e gestores. Essa preocupação mobiliza instituições e funcionários a se dedicarem aos cuidados com o meio ambiente.

Reciclar é uma das principais formas de sustentabilidade. Na Efapi 2023 foi desenvolvido um sistema de reciclagem eficaz. A fórmula consiste em cada setor e estande fazer a separação correta de seus lixos, descartando os resíduos orgânicos em sacos pretos e os recicláveis em sacos azuis e verdes. A gerente de resíduos da prefeitura, Graciela Heckler, comenta sobre a importância desse formato de trabalho coletivo: “Uma das maiores dificuldades dos nossos catadores é a triagem de materiais recicláveis e orgânicos. Para a feira, fizemos uma capacitação de dois dias para todos os expositores e colaboradores para que eles soubessem essa diferença”.

Graciela Heckler supervisiona os projetos de reciclagem desenvolvidos na Efapi

Em quatro dias de evento, já foram coletadas duas toneladas de latinhas, que é o material mais valioso entre os recicláveis no mercado nacional. Toda a mobilização é com viés sustentável, pois beneficia famílias em situação de vulnerabilidade social inscritas no CadÚnico. Três associações de reciclagem se dispuseram a realizar a separação do lixo durante a feira: Na Rota da Reciclagem, Líder e São Pedro. Foram escaladas 11 pessoas para desempenhar esse papel em turnos alternados.

Em quatro dias foram arrecadadas duas toneladas de latinhas na Efapi 2023

Uma das trabalhadoras da Na Rota da Reciclagem, Eunice Gerniftcü, explica como é feita a escolha dos materiais recicláveis. “Nós colocamos na mesa e separamos por tipo de material: pet, papelão, misto e cristal. O que é orgânico vai para a caixa da TOS e eventualmente para o aterro.”

Exposição sustentável

Em edições passadas, os participantes montaram seus espaços com uma estrutura descartável, em formato menos econômico. Em 2023, há um triturador de móveis disponível para realizar o descarte ideal no fim da expofeira. A matéria-prima do resíduo é utilizada nas caldeiras e posteriormente são fabricadas casinhas para cachorros. Contudo, há também no grupo dos expositores da Efapi as instituições que irão realocar seus estandes visando a sustentabilidade. É o caso da Unochapecó.

O Diretor de Marketing da Unochapecó, Cristiano Cella, explica: “De forma cocriativa, o projeto foi desenvolvido de forma que após a feira toda a estrutura seja reutilizada no campus da Unochapecó”. Essa iniciativa reflete o compromisso da universidade com a inovação e o desenvolvimento sustentável.

Unochapecó é modelo de inovação e sustentabilidade na Efapi, com seu estande que será realocado no campus

Texto: Kenson Koskur e Samara Vitoria Baldoino

Fotos: Deisiana Damarat