Entenda como são feitas as projeções
Contando com 500 expositores, a expectativa da organização é de que sejam movimentados R$ 200 milhões em negócios e esperados meio milhão de visitantes. Os números impressionam, e a feira que não era realizada há seis anos, promete superar expectativas.
A coordenadora geral da Efapi 2023, Isabel Trierveiler Machado, primeira mulher a comandar a feira, explica que “são 56 anos de Efapi, 21 edições. A partir disso você já cria uma expectativa de público, investimentos e resultados. Quando pensamos, pegamos todas as informações que já tínhamos dos anos anteriores e projetamos esses números”, explica. As projeções de público foram criadas antes de saber quais seriam os shows programados e os R$200 milhões dos resultados foram feitos antes do 17º Salão do Imóvel ser incluído na feira.
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“Quando você tem uma ideia, você precisa fazer com que ela se concretize. Uma Efapi diferente, com inovação, diversão, festa, agro, comércio, indústria, é uma oportunidade de depois de 6 anos vir e ver tudo que foi preparado”. Ela ainda acrescenta que imaginavam que seria grande, mas que ela vai sendo construída e melhorada.
Todos os dados e estimativas estão disponíveis no site da Efapi 2023, mas assim que a feira terminar, os resultados de cada negócio serão contabilizados, chegando a um denominador comum de resultados e público.
“Quando você pensa em uma feira desse tamanho, é necessário ter o produto pronto, organizado, sem nenhum defeito e é necessário um tempo de maturação para esse processo”, afirma Isabel.
Em cima dessa projeção se acredita que essa será a maior edição até hoje. “A cada ano a Efapi se supera e em 2023 não poderia ser diferente, já que tudo evolui, não tem como ela não evoluir também”, destaca. Isabel tem certeza que a cada ano será maior, pois uma feira que nasceu grande e hoje está maior ainda é um desafio para todos, e cada um faz sua parte para fazer a engrenagem funcionar.
A coordenadora sempre esteve presente em feiras, mas como expositora. Agora, com três anos trabalhando na Prefeitura Municipal de Chapecó, assumiu a grande responsabilidade que é coordenar a feira. “Isso tudo é como uma cidade, precisa pensar em cada detalhe. Começamos a falar da Efapi em janeiro de 2023, embora o período seja pequeno, tudo vai conforme planejado”, frisa.
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Para Gilberto Fontana, gerente de controladoria e TI da Cooperalfa, a busca é por visibilidade. O objetivo é apresentar para o público a inovação, fazer com que o cliente saiba que a cooperativa está presente nos produtos das suas casas. “Mas temos uma meta, a de que passem 50 mil pessoas pelo nosso espaço”, afirma. Para maior fortalecimento da marca, a visitação do espaço por 10% do público total da feira seria um ótimo número de alcance.
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A proprietária da DaLu Modas, Luciane Bradela, expositora da Efapi 2023, afirma que será uma feira diferente, e as expectativas são muito altas. “Quero vender muito! Divulgar a marca, captar clientes e realizar vendas”, comenta. A comerciante ainda diz que é preciso pagar os custos de estar presente e obter lucro. “Se vão passar 500 mil pessoas por aqui, espero ganhar um real por pessoa. Essa é minha projeção!”, afirma Luciane.
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Texto: Emily Gilioli
Imagens: Jair Bach Filho