Prova de laço comprido movimenta o sábado na Efapi

A chuva não impediu o público de ir acompanhar a competição

Mariana, de 10 anos, prestigiando a vitória de seu pai na competição.
Crédito: Deisi Damarat

 O cavalo mais versátil do mundo. É assim que a raça quarto de milha, que participou de diversas provas na tarde deste sábado, 07 de outubro, é conhecida. Entre as principais categorias disputadas estava a prova de laço comprido, onde diversos competidores montados em seus cavalos, precisam laçar um bovino. A competição ocorreu na arena em frente ao pavilhão de equinos na Exposição Feira Agropecuária Industrial e Comercial de Chapecó – Efapi.

Campeão da modalidade de Laço Comprido Profissional Light, João Ferrari não escondeu a emoção com a vitória e destacou a importância da família nesta conquista de sua família . A dificuldade foi realizar a prova debaixo de muita chuva. Mas o tempo ruim não afetou o cavalo Winners From Sparkles, que também conquistou outros dois prêmios: o segundo lugar na Categoria Macho Performance Halter e também o segundo lugar na Categoria Macho.

“É uma preparação muito dura, todo dia ocorre um pouquinho de treinamento. Realmente esse foi um cavalo em que a gente apostou desde potrinho, e graças a deus chegou aí a primeira prova dele, que emplacou com a vitória”, comemora. João relata ainda que a preparação desses animais ocorreu por muito tempo anteriormente à competição, e que está com o cavalo vencedor há cerca de dois anos.

Um dos competidores da prova, Arthur Lunardi, conta que a estrutura do parque é boa, e que os juízes das modalidades, um de São Paulo e outro do Paraná, mostraram profissionalismo. Arthur lamenta o mau tempo, que impediu alguns de seus colegas de comparecerem ao evento.
Juliana Sarubbi, que além de estar presente no evento acompanhou o campeão nos bastidores, revela que essa experiência faz parte de sua vida, e que isso exige um esforço que vai além dos animais, se estendendo para seus preparadores. “Nós vivemos isso. Focamos nisso 24 horas por dia e exige dedicação, mas o resultado vale a pena o esforço”.

Texto: Emilly Bueno

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.