Efapi

Nestes 25 anos de existência, o curso de Jornalismo da Unochapecó esteve presente em diversas edições da Exposição Feira Agropecuária Industrial e Comercial (Efapi). A participação ocorre na produção de conteúdo, seja impresso, de assessoria, sonoro ou audiovisual. Ao longo das edições, dezenas de estudantes tiveram a oportunidade de experienciar a prática jornalística.

Nesta reportagem vamos destacar algumas dessas edições e as práticas desenvolvidas. Um exemplo disso é o jornal laboratório Passe a Folha. Produto midiático histórico do curso, já na sua 2ª edição, em outubro de 1999, traz uma cobertura da Efapi. Nela, os estudantes produziram reportagens sobre a feira sob diversos pontos.

No ano de 2003, a ação novamente inseriu o curso na comunidade e trouxe experiências para os estudantes. Nessa edição, o curso participou com três especificidades: jornalismo impresso; radiojornalismo e telejornalismo. O objetivo foi informar a comunidade sobre a organização e realização da feira, auxiliar na orientação dos diferentes setores do evento, além de servir de laboratório para os futuros jornalistas.

A turma do 4o período fez uma edição do jornal laboratório Passe a Folha. A turma do 6o período foram responsáveis pela transmissão da Rádio Efapi. A rádio da feira toda foi produzida pelos estudantes e incluía na programação prestação de serviços, como orientação aos visitantes sobre horários e localização de pessoas.

Além disso, na edição de 2003, o curso organizou a TV Efapi, produzida pelos estudantes do 8º período. A emissora transmitiu programas noticiosos sobre a feira, propagados através de telões distribuídos pelo Parque de Exposições Tancredo de Almeida Neves.

O projeto de cobertura jornalística da Efapi é realizado pelo curso de Jornalismo desde 2003. Essa ação sempre teve como objetivo inserir o curso na comunidade e trazer experiências para os universitários. “Para os acadêmicos constitui-se de uma experiência de prática, envolvendo todas as atividades do jornalismo. Para o curso é mais uma oportunidade de aproximação do mercado de trabalho e de troca de conhecimento com profissionais da área da comunicação regional”, afirmou a professora Mariângela Torrescasana, em 2011. Na época, ela era coordenadora do curso de Jornalismo.

Em 2017, integraram a cobertura da Efapi cerca de 20 estudantes de diferentes períodos do curso, além dos técnicos e professores. Todos os conteúdos produzidos durante o evento foram publicados na página do curso de Jornalismo no Facebook, o que potencializou a disseminação e a audiência das produções realizadas. Foram noticiados fatos de interesse público, a fim de gerar resultados positivos para a comunidade.

Durante a cobertura jornalística da Efapi 2017, a página do curso de Jornalismo no Facebook registrou um aumento de 473 fãs. Foram feitas 113 publicações, entre vídeos, álbuns, textos e fotos. Já a média de pessoas alcançadas foi de 14.614 pessoas, destaca-se que todo alcance ocorreu de forma orgânica.

A egressa Jordane Sartoretto relata que durante sua trajetória no curso de Jornalismo muitas coisas a marcaram, mas que a sua participação na Efapi 2017 é a experiência que mais se destaca. O curso montou um QG em um dos pavilhões, onde realizou uma cobertura completa dos eventos da Feira. Jordane comenta uma das coberturas que mais a marcou.

Jordane compartilha um dos momentos na faculdade que marcou sua vida enquanto jornalista.

Jordane afirma que essa situação vai ao encontro do propósito exercido pelos jornalistas, que devem agir de acordo com as necessidades da comunidade, procurando sempre ajudá-la. Conta também que se sente orgulhosa de sua participação na cobertura, e deseja que outros acadêmicos possam vivenciar a mesma experiência. A reportagem citada por Jordane pode ser conferida aqui.