Emergência Jornalística

Curso de Jornalismo realiza cobertura de simulação de incêndio em Chapecó

Por Douglas Fernando da Silva, Jaqueline Biavatti e Mirella Schuch

Na manhã deste sábado (11), os alunos de Jornalismo da Unochapecó realizaram a cobertura jornalística de um treinamento dos bombeiros comunitários nas instalações do 6° Batalhão do Corpo de Bombeiros de Chapecó/SC. A atividade fez parte da aula integrada do curso, que teve como tema “Emergências Jornalísticas”.

Na ocasião, os estudantes conheceram a história e a estrutura do batalhão, presenciaram a simulação de um incêndio em residência unifamiliar e experienciaram o ciclo operacional dos bombeiros: acionamento, resposta, atendimento à ocorrência e desmobilização.

Uma das alunas do 5º período, Ana Elissa Roth Bernardo, de 20 anos, conta que a maioria de suas experiências no meio jornalístico foi na área do marketing e que na aula integrada pode visualizar os processos para a conquista de informações que precisam ser colhidas para um veículo de comunicação e como a relação entre profissionais acontece. “Como profissional que trabalha com toda organização possível, estar em uma simulação foi muito diferente do habitual, com os sentidos em alerta para não perder nenhuma informação, conseguir compreender tudo o que estava acontecendo, e, principalmente, passar a informação correta”, pontua.

Estudantes de Jornalismo da Unochapecó cobriram uma simulação de um incêndio no 6° Batalhão do Corpo de Bombeiros de Chapecó. Foto: Katlen Karczewski

Da comunidade para a comunidade

Uma forma de ingressar no Corpo de Bombeiros de Chapecó é através da formação de bombeiros comunitários, na qual pessoas da sociedade interessadas participam de um treinamento com duração de oito meses no Batalhão. Segundo o cabo Felipe Correa, as capacitações são frequentes no quartel.  “Estamos sempre treinando bombeiros comunitários para que tenhamos novos bombeiros e possamos oferecer um atendimento com excelência à comunidade. Formados, eles podem atuar junto à corporação”.

Grupo presente na simulação: bombeiros militares e comunitários, alunos e professores. Foto: Katlen Karczewski

A bombeira comunitária Silvana Rodrigues, de 24 anos, presente no treinamento, conta que o susto vivenciado com sua filha há seis anos foi o que a motivou a buscar a formação. “Quando minha filha tinha três dias de vida, se engasgou com o leite materno. Devido a minha pouca idade e inexperiência busquei estudar sobre como proceder diante de situações de emergência. Meu foco é entrar para o Corpo de Bombeiros Militar”, relata.

Sobre o Corpo de Bombeiros

O 6º Batalhão de Bombeiros Militar de Chapecó foi fundado em 13 de abril de 1965. Em 2020, a nova sede do quartel foi inaugurada, com uma infraestrutura atualizada e completa. Para o ano de 2023, o 6° Batalhão do Corpo de Bombeiros pretende instalar em Chapecó o Centro de Inovação em Resgate e Saúde (CIRS), um espaço de ensino especializado na formação e capacitação de bombeiros e profissionais de saúde.