CURSO DE JORNALISMO COMEMORA 18 ANOS COM PALESTRA DE GIOVANI GRIZOTTI

Jornalismo investigativo

Para comemorar os 18 anos de existência, o curso de Jornalismo da Unochapecó convidou o jornalista e repórter investigativo da TV Globo/RBS TV, Giovani Grizotti, que abordará a temática  “Os desafios da apuração jornalística”, no dia 07 de novembro, às 19h, no salão de atos da universidade.

Segundo Grizotti, o jornalismo investigativo existe para preencher uma lacuna deixada por instituições responsáveis pela investigação de crimes no Brasil e para levar ao público notícias precisas, permitindo que a sociedade tenha uma informação cada vez mais qualificada. Na construção de reportagens, com caráter investigativo, o profissional, durante a apuração ou produção in loco, deve adotar mecanismos de proteção, de planejamento e de previsão de  futuros riscos de vida.

Como são muitos os desafios a que está sujeito o repórter investigativo, torna-se necessário agir com discrição na condução dos trabalhos, principalmente se a pauta estiver baseada em uma denúncia. Grizotti por exemplo, é conhecido como o “repórter sem rosto” e salienta que a prioridade é manter a integridade física e acima de tudo a vida. “O risco sempre vai existir. Se uma pessoa está na rua, é provável que esteja mais desprotegida do que o repórter num ambiente da reportagem”, comenta. Entre as  produções do palestrante, de maior repercussão, estão a Máfia das Próteses, Farra dos Vereadores e Corrupção em Condomínios.

O jornalista Giovani Grizotti é formado pela PUC/RS e já conquistou cerca de 50 prêmios de jornalismo, entre os principais estão dois Prêmios Esso, Embratel e o Vladimir Herzog. Durante quatro vezes, seu nome foi finalista ao IRE AWARDS, considerado o “oscar” do jornalismo investigativo norte-americano. Atualmente é responsável pelo blog Repórter Farroupilha e produz, eventualmente, reportagens especiais para o programa Fantástico, da Rede Globo.

O curso

O Curso de Jornalismo da Unochapecó foi implantado em 16 de fevereiro de 1998. A primeira turma colou grau em 14 de setembro de 2002. Ao longo desses 18 anos, mais de 250 alunos foram diplomados e mais de 30 professores integraram a o quadro docente. Com duração de quatro anos e um total de três mil horas/aula, o curso possui, em sua estrutura, laboratórios de televisão, rádio e fotografia em revelação preto e branco, estúdio de fotografia, hemeroteca e Agência de Comunicação Integrada (Acin).

O curso busca se inserir na comunidade através dos projetos de extensão e pesquisa e com seus produtos midiáticos, realizados nas disciplinas de redação, jornalismo online, telejornalismo e radiojornalismo. Além disso, desenvolve ações voltadas para a atualização na área, como seminários e palestras, e incentiva a participação dos acadêmicos em eventos de comunicação de nível regional e nacional.

______

Giovani Grizotti concedeu uma entrevista para o programa Bala na Agulha da WebRádio Clim.

WhatsApp Image 2016-10-10 at 13.58.05