RECURSOS ESTRATÉGICOS E VANTAGEM COMPETITIVA: APLICAÇÃO DO MODELO VRIO EM UMA ORGANIZAÇÃO DO SETOR SUCROALCOOLEIRO
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v4i1.879Palavras-chave:
Sistema de Gestão Ambiental, Requisitos, Pequenas Empresas, ISO 14001Resumo
A visão baseada em recursos representa uma das principais correntes de pensamento da área de estratégia empresarial. Os recursos de uma organização podem ser fonte de vantagem competitiva, desde que reconhecidos pela organização como valiosos, raros, difíceis de serem copiados e explorados pela firma. No entanto, identificar e analisar os recursos não são tarefas fáceis e pouco aplicadas no contexto empresarial. Reconhecendo a importância dos recursos para a vantagem competitiva das organizações, este trabalho tem como objetivo identificar e analisar se os recursos estratégicos de uma organização do setor sucroalcooleiro contribuem para a sua vantagem competitiva. Para alcançar esse objetivo, foi realizado um estudo de caso em uma empresa do ramo adotando como abordagem teórica o modelo VRIO, proposto por Barney e Hesterly (2007). Para coletar os dados da pesquisa de campo foram adotadas a entrevista semi estruturada, a observação passiva e a análise documental. Por meio da pesquisa, pôde-se verificar que nenhum dos recursos deixa a empresa em desvantagem competitiva, tampouco contribui para uma fraqueza organizacional. Todos os recursos são explorados pela firma, embora nem todos permitam o desenvolvimento de uma vantagem competitiva sustentável.RODownloads
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.