EFEITOS DE UM PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DE SUSTENTABILIDADE PARA CATADORES PAULISTAS DE MATERIAIS RECICLÁVEIS E COMUNIDADES LOCAIS

Autores

  • Daniel Martins Abelha Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP) https://orcid.org/0000-0002-8591-2257
  • Liliana Vasconcellos Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP) https://orcid.org/0000-0001-8643-1503
  • Ana Carolina Ferreira de Siqueira Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP)
  • Eduardo Pinheiro Gondim Vasconcellos Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP) https://orcid.org/0000-0002-6706-5402

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v16i2.7487

Palavras-chave:

Catador, Cooperativa, Educação para sustentabilidade, Programas de capacitação

Resumo

Objetivo: o estudo buscou analisar os efeitos de um programa de capacitação para catadores de materiais recicláveis e suas comunidades, presentes na região metropolitana de São Paulo.

Método/abordagem: o estudo segue a abordagem qualitativa, de pesquisa documental, com 22 entrevistas realizadas em campo, e aplicação dos modelos teóricos do Triple Bottom Line de Elkington (1998), de avaliação de programas de capacitação de Kirkpatrick e Kirkpatrick (2010) e da análise categórica de Flores (1994).

Principais Resultados: os resultados indicaram efeitos sociais, econômicos e ambientais relevantes no contexto comunitário de atuação desses profissionais.

Contribuições teóricas/práticas/sociais: o estudo colabora com os 17 ODS liderados pela ONU e amplia o papel social do catador para o desenvolvimento de comunidades sustentáveis.

Originalidade/relevância: o estudo destaca sua originalidade ao investigar programas de capacitação de sustentabilidade para catadores de materiais recicláveis, bem como os efeitos desses conhecimentos para o progresso de comunidades em estado de vulnerabilidade social.

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Biografia do Autor

Daniel Martins Abelha, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP)

Administrador pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Especialista em Educação em Processos Didático-Pedagógicos para cursos EAD pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). Mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Doutorando em Administração pela FEA-USP. Professor no MBA em Gestão de Pessoas da ESALQ-USP e na graduação em Administração no Centro Universitário FEI.

Liliana Vasconcellos, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP)

Administradora, Mestre e Doutora em Administração pela FEA-USP. Professora Dra. nos cursos de graduação, mestrado e doutorado em Administração da FEA-USP.

Ana Carolina Ferreira de Siqueira, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP)

Administradora pela Universidade de Brasília (UnB), Mestre e Doutoranda pela FEA-USP.

Eduardo Pinheiro Gondim Vasconcellos, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP)

Administrador pela FEA-USP, Mestre em Administração pela Vanderbilt University (EUA) e Doutor em Administração pela FEA-USP. Professor Titular e Emérito nos cursos de graduação, mestrado e doutorado da FEA-USP, e membro do Conselho Curador da Fundação Instituto de Administração (FIA).

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Publicado

2023-11-14

Edição

Seção

Artigos