ABSENTEÍSMO, (DES)ENGAJAMENTO E RENDIMENTO ACADÊMICO DE ESTUDANTES DA ÁREA DE NEGÓCIOS
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v15i2.6541Palavras-chave:
Absenteísmo. Desengajamento Acadêmico. Rendimento Acadêmico.Resumo
Objetivo: identificar as motivações para o absenteísmo e (des)engajamento acadêmico e como essas variáveis diferenciam o rendimento acadêmico de discentes dos cursos da área de negócios.
Método / abordagem: a pesquisa contou com 140 participações válidas de estudantes dos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Os dados foram submetidos a análise de clusters e testes não paramétricos a fim de coletar as evidências do estudo.
Principais resultados: o desgaste físico e mental e a ansiedade para provas e atividades de outras disciplinas estão entre os principais motivadores do desengajamento acadêmico. Os achados indicam que o absenteísmo diferencia de forma negativa o rendimento acadêmico, sendo que os discentes que fazem uso das redes sociais durante as aulas possuem menor rendimento acadêmico do que o do grupo que não faz.
Contribuições metodológicas / sociais / gerenciais: apesar da instituição de ensino flexibilizar a aprovação de estudantes com absenteísmo, os resultados mostram que há diferenças no rendimento acadêmico de ambos os grupos, gerando reflexões acerca do uso deste modelo no âmbito da instituição analisada.
Originalidade / relevância: a pesquisa analisa de forma conjunta as motivações e as consequências para o absenteísmo em uma Universidade pública que permite a flexibilização da aprovação de discentes que praticam o absenteísmo.
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