SENTIDO DO TRABALHO E A ESCOLHA PELA VIDA NA CASERNA PARA MILITARES DO EXÉRCITO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v15i1.6152Palavras-chave:
Sentido do trabalho. Militar. Exército brasileiro.Resumo
Objetivo: O objetivo deste estudo foi compreender os sentidos do trabalho para militares de carreira do Exército Brasileiro.
Método/abordagem: A pesquisa caracterizou-se a partir do método quantitativo. Para a coleta de dados, aplicou-se o instrumento Escala do Trabalho com Sentido, proposta por Bendassolli e Borges-Andrade (2015), em 166 servidores militares de carreira do Exército Brasileiro. Os dados foram analisados a partir da estatística descritiva.
Principais resultados: Como principais resultados, percebeu-se que os militares veem elevado sentido em seus trabalhos, com médias altas em todos os indicadores, com destaque para aqueles concernentes à qualidade das relações de trabalho. Em relação à comparação entre servidores, foram constatadas maiores médias na percepção do sentido do trabalho de oficiais em relação a praças.
Contribuições metodológicas / sociais / gerenciais: Os esforços empenhados na pesquisa podem se constituir em benefícios para o Exército Brasileiro, considerando que a compreensão sobre a percepção do sentido do trabalho para os militares pode servir como base para desenvolver ações de melhoria no trabalho, especialmente no que tange à diferença entre oficiais e praças. Pelo fato de o Exército ser uma instituição importante para a garantia da soberania e segurança nacionais, melhorar a forma pela qual seus recursos públicos, inclusive humanos, são empregados, é garantir uma Administração Pública de melhor qualidade para a sociedade.
Originalidade / relevância: O presente artigo destaca-se por ser uma das poucas pesquisas organizacionais realizadas com o Exército Brasileiro, instituição que é importantíssima para a soberania nacional. Apesar de algumas limitações, a exemplo da falta de subjetividade da aplicação de um instrumento como a Escala do Trabalho com Sentido, pode-se perceber diversos aspectos que perpassam o sentido que o militar do Exército dá ao seu trabalho.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.