PARTICIPAÇÃO FEMININA NO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO E A SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

Autores

  • Ítalo Carlos Soares do Nascimento Universidade Federal do Ceará
  • Adriano Fleck de Paula Pessoa Universidade Federal do Ceará
  • Alessandra Carvalho de Vasconcelos Universidade Federal do Ceará
  • Márcia Martins Mendes De Luca Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v14i2.5381

Palavras-chave:

Teoria dos Stakeholders. Participação feminina. Conselho de administração. Sustentabilidade empresarial.

Resumo

Fundamentado na Teoria dos Stakeholders, investiga-se a correlação entre a participação feminina no conselho de administração e a sustentabilidade empresarial, em 319 companhias listadas na B3. De natureza quantitativa, a pesquisa descritiva utilizou o teste de diferenças entre médias, a análise de correspondência múltipla e a regressão logística. A participação feminina é medida pela proporção do número de mulheres presentes no conselho em relação ao total de seus membros titulares, enquanto a proxy da sustentabilidade empresarial é mensurada a partir da participação da empresa em índices ou rankings de sustentabilidade. Os resultados indicam que as empresas sustentáveis são as que mais incluem mulheres no conselho de administração. Entretanto, os achados sugerem que a participação feminina ainda é baixa, corroborando estudos empíricos estrangeiros. Ao se confrontar as empresas sustentáveis com as demais, identificaram-se diferenças significantes no tocante à participação feminina no conselho de administração, permitindo-se concluir, com base na análise de regressão logística, que as empresas sustentáveis têm maior probabilidade de incluir mulheres no órgão colegiado, alinhando-se aos preceitos da Teoria dos Stakeholders, ao apontar que as mulheres têm uma maior preocupação com a sustentabilidade empresarial.

Biografia do Autor

Ítalo Carlos Soares do Nascimento, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Adriano Fleck de Paula Pessoa, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Alessandra Carvalho de Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Professora Associada da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Márcia Martins Mendes De Luca, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP) e Professora Associada da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Downloads

Publicado

2021-03-01