NÓS POR NÓS MESMOS: EVIDÊNCIAS DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE O EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES (ENADE) EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v14i2.5355

Resumo

O presente estudo realizou uma revisão sistemática da produção acadêmica acerca do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes na área de Contabilidade e, para tanto, explorou os seguintes objetivos específicos: (i) escanear os periódicos nacionais com maior classificação no Qualis – CAPES; (ii) analisar quantitativa e qualitativamente os artigos localizados, incluindo a verificação de indicadores bibliométricos propostos na literatura; (iii) sintetizar graficamente a evolução da produção sobre esse tópico no período. O método de análise foi descritivo e bibliométrico, abarcando mais de dez anos de produção acadêmica sobre o ENADE em periódicos nacionais, além de teses de doutorado em Ciências Contábeis.  Identificou-se um crescimento da produção sobre o ENADE nos últimos anos. Os achados referentes a indicadores bibliométricos específicos mostram que as Leis de Lotka, Bradford e Zipf são ratificadas. Ao final, é apresentado um quadro geral da produção acadêmica sobre o ENADE em mais de uma década, fornecendo indicativos de tendência para a pesquisa na área

Biografia do Autor

Antonio Gualberto Pereira, Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal da Bahia

Professor Adjunto I da Faculdade de Ciências Contábeis da UFBA e do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da UFBA.

Tania Nunes, GETEC-FEA/USP

Doutora em Controladoria e Contabilidade

Rafael Rocha Simões, Universidade Federal da Bahia

Mestrando em Ciências Contábeis

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Publicado

2021-03-01