RELACIONAMENTO COM O GOVERNO E INFORMAÇÃO PRIVILEGIADA: O CASO DA JBS NO MERCADO DE CAPITAIS BRASILEIRO

Autores

  • Raul Beal Partyka Universidade do Vale do Itajaí - Univali
  • Bruno Bergmann Universidade do Vale do Itajaí - Univali
  • Rosilene Marcon Universidade do Vale do Itajaí - Univali

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v13i3.5038

Resumo

Este caso para ensino retrata uma das práticas contra o sistema financeiro, condenada claramente pelas ótimas práticas de governança corporativa. Refere-se à compra de dólares no mercado futuro realizada pela JBS às vésperas da divulgação do diálogo entre Joesley e o ex-presidente Michel Temer. O objetivo do caso é estimular o debate sobre as práticas de governança corporativa, verificar o relacionamento de empresas e governo, e de que forma essa relação pode afetar o país e como a informação privilegiada causa impactos no mercado financeiro. Os dados sobre a origem, a história da empresa e os dados econômicos foram obtidos por meio do website da companhia, matérias de revistas, livros e sites. O roteiro, os acontecimentos e a reação da economia e do mercado financeiro, são fatos. O presente caso mostra como o governo e as empresas podem se relacionar no Brasil, via alinhamento de interesses, e a partir disso de que forma que as empresas que possuem informação privilegiada impactam no mercado financeiro e na economia do país. Além disso, o caso contribui para o debate de governança corporativa fornecendo mais um caso de companhias abertas e o estreitamento de relações com o governo.

Biografia do Autor

Raul Beal Partyka, Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Professor. Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Bruno Bergmann, Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Professor. Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali.

Rosilene Marcon, Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Professora e Coordenadora do PPGA na Universidade do Vale do Itajaí - Univali.

Publicado

2020-08-03

Edição

Seção

Casos para Ensino