MOTIVAÇÕES PARA A ROTATIVIDADE DE USUÁRIOS EM ACADEMIAS DE GINÁSTICA
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v13i3.5036Resumo
Este artigo propôs a compreensão dos motivos que levam os usuários a trocarem uma academia de ginástica por outra. A teoria fundamentada foi empregada como desenho de pesquisa, com uso de entrevistas semiestruturadas. Foram interrogados cinco membros de academias de Natal/RN e que tinham executado pelos menos uma troca de estabelecimento. A análise temática orientou a avaliação dos materiais transcritos, executando codificações aberta, axial e seletiva. O trabalho permitiu o desenvolvimento de um framework capaz de apontar os fatores que explicaram a rotatividade no setor de fitness. Os antecedentes deste fenômeno resumiram-se a dimensão intrínseca ao sujeito e a dimensão extrínseca, relativa ao ambiente da academia. A primeira compreendeu restrições intrapessoais, parcerias, obrigações externas e necessidades, ao passo que a outra englobou core service, conveniência, administração e imagem, condições de segurança, higienização, estratégias de precificação, aspectos tangíveis e staff team. Constataram-se interrelações entre elementos das duas dimensões. Os resultados colaboram para o enriquecimento do campo temático do comportamento do consumidor no contexto fitness, e permitem a replicação do modelo teórico em estudos futuros.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.