DETERMINANTES DA DIVERSIDADE DE GÊNERO DAS EMPRESAS DO BRICS

Autores

  • Francisca Everlene Nogueira Pessoa Universidade Federal do Ceará
  • Ana Jeniffer Rebouças Maia Universidade Federal do Ceará
  • Magali Carvalho Façanha Universidade Federal do Ceará
  • Daniel Barboza Guimarães Universidade Federal do Ceará
  • Silvia Maria Dias Pedro Rebouças Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v13i3.4961

Palavras-chave:

Qualidade na educação. Desempenho. Gestão pública.

Resumo

Considerando o crescente envolvimento das mulheres nos negócios e consequente representação feminina nas empresas, o estudo proporciona uma análise cross-national da participação feminina nas organizações, investigando a diversidade de gênero nas empresas tanto pela ótica da governança corporativa quanto pela da gestão. Com metodologia quantitativa, descritiva e documental, foram realizados testes de estatística descritiva, análise de variância, correlação de Pearson e regressão linear múltipla em uma amostra composta por 611 empresas do BRICS. Para a diversidade de gênero, variável dependente, foi considerada a participação feminina na governança corporativa, representada pelo conselho de administração, e a gestão das empresas, representada pela alta administração. As variáveis independentes consistiram nos fatores relacionados ao conselho de administração, tamanho da empresa, rentabilidade e cultura nacional, nas suas dimensões individualismo e masculinidade. Verificou-se baixa representatividade feminina nas empresas, sinalizando que as mulheres têm menor participação do que os homens na estrutura de poder das empresas e constatou-se diferenças significativas na participação feminina das empresas entre os países. Ainda, os resultados apontam a rentabilidade e a cultura nacional, representada pelo individualismo e a masculinidade, como fatores determinantes da diversidade de gênero das empresas da amostra. Assim, o trabalho põe em evidência a diversidade de gênero e contribui para a discussão acerca dos fatores determinantes da participação feminina no conselho de administração e na alta administração das empresas, fornecendo evidências empíricas da análise para países de economias emergentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Everlene Nogueira Pessoa, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará

Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria - UFC

Ana Jeniffer Rebouças Maia, Universidade Federal do Ceará

Doutorado em andamento no Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria (PPAC), da
Universidade Federal do Ceará (UFC), na linha de pesquisa Contabilidade, Controladoria e Finanças (CCF).
Mestre em Administração e Controladoria (2018), pela Universidade Federal do Ceará (UFC), na linha de
pesquisa Contabilidade, Controladoria e Finanças, e graduada em Ciências Contábeis (2016) também pela
Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem experiência em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos
seguintes temas: Lobbying Corporativo, Reputação Corporativa, Contabilidade Financeira, Disclosure Voluntário e Governança Corporativa. 

Magali Carvalho Façanha, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Administração e Controladoria pela Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará. Gerente de Controladoria Societária da empresa M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos.   Tem experiência em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: Combinação de negócios, auditoria independente e diversidade de gênero. 

Daniel Barboza Guimarães, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Economia pela Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará. Professor do Departamento de Administração da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria do Capital Humano e Métodos e Modelos Matemáticos, Econométricos e Estatísticos.

Silvia Maria Dias Pedro Rebouças, Universidade Federal do Ceará

Pós-Doutora em Métodos Quantitativos Aplicados à Economia e à Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade do Algarve. Professora do Departamento de Administração da Universidade Federal do Ceará. Pesquisadora do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa. Desenvolve pesquisas em análise estatística de dados, com destaque para análise multivariada e data science.

Downloads

Publicado

2020-08-03

Edição

Seção

Artigos