A Influência Positiva Da Responsabilidade Social Corporativa No Comportamento De Consumidores: Uma Meta-Análise

Autores

  • André Luiz Marques Serrano Universidade de Brasília
  • Daniel Pansani Universidade de Brasília
  • Grazielle Santana Universidade de Brasília
  • Vithor Rosa Franco Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v10i2.3915

Palavras-chave:

abordagem sócio-histórica, aprendizagem, subjetividade humana, humano concreto, atividade consciente ao homem, cotidiano e história.

Resumo

As atividades de Responsabilidade Social Corporativa (RSC), principalmente a partir dos anos 90, têm sido assunto tratado na produção acadêmica mundial. Diversos artigos mostram que a preocupação e execução de RSC têm impactos diretos no comportamento de consumidores, representando, inclusive, um ponto estratégico nos planejamentos empresariais relacionados a marketing e vendas, por exemplo. Este artigo objetiva verificar o impacto da RSC praticada pelas empresas no comportamento dos consumidores, respondendo a seis hipóteses (H) que consideram que a RSC tem impacto positivo nas variáveis de Percepção do Consumidor (PC). Os comportamentos avaliados, especificamente, são: Lealdade (H2), Confiança (H3), Satisfação (H4), Intenção de Compra (H5) e Identificação dos Consumidores (H6), além do conjunto de todas essas variáveis (H1). Para tanto, efetuou-se uma meta-análise da produção acadêmica que correlaciona as variáveis de comportamento às de RSC, gerando uma amostra de 33 artigos, corrigida para 36, considerando que 3 dos artigos aplicaram a mesma correlação para duas situações diferentes. O estudo da meta-análise considerou a correção do erro amostral e o erro de medição de RSC e de todas as variáveis de PC. Na aplicação dos testes estatísticos, todas as hipóteses foram confirmadas. Por ordem de força de correlação, as variáveis de comportamento podem ser assim classificadas em relação à RSC: Confiança, Satisfação, Identificação do Consumidor, Intenção de Compra e Lealdade. Na literatura pesquisada, destaca-se que não foi encontrado artigo que efetuasse meta-análise para estudos de relacionamento destas variáveis.

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Biografia do Autor

André Luiz Marques Serrano, Universidade de Brasília

Professor Adjunto lotado na FACE/Adm e no Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis - PPGCC/UnB

Daniel Pansani, Universidade de Brasília

Discente do Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis

Grazielle Santana, Universidade de Brasília

Discente do Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis

Vithor Rosa Franco, Universidade de Brasília

Doutorando do Programa de Pós-Graduação Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações da Universidade de Brasília

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Publicado

2018-06-02

Edição

Seção

Artigos