GRENALIZAÇÃO NA COPA DO MUNDO: POLÍTICA IDENTITÁRIA NA ESCOLHA DA ARENA PORTO-ALEGRENSE

Autores

  • André Luiz Maranhão de Souza Leão Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Bruno Rafael Torres Ferreira Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Victor Pessôa de Mélo Gomes Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v10i2.3873

Palavras-chave:

História, Arte, Cultura, Arquitetura e Desenvolvimento

Resumo

A escolha do estádio-sede de Porto Alegre para a Copa do Mundo se deparou com uma das maiores rivalidades clubísticas do país, a qual levou à criação do termo grenalização, que designa como esta polarização adentra espaços além do futebol, o que articulamos como uma política identitária. O Beira-Rio foi escolhido, mas não sem polêmica e a insistência, do lado gremista, de que a Arena do Grêmio teria um projeto adequado e de que o Internacional teria sido privilegiado. O presente trabalho teve por objetivo avaliar os argumentos presentes nos discursos em torno das novas arenas. Para tal, acessamos três posições discursivas sobre o assunto: dos organizadores, da imprensa e da sociedade. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, observações diretas e documentos. O método usado foi a Análise de Discurso Foucaultiana. Como lente teórica, adotamos a Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe. Nossos achados apontam para três formações discursivas: uma sobre a grenalização no contexto da escolha do estádio e mais uma relativa a cada posição antagônica. Concluímos que o discurso colorado conseguiu se estabelecer como hegemônico, por ter assumido um significante vazio que localizou a polêmica em torno da discussão de aspectos técnicos da construção das arenas, o que contribuiu com a legitimação da escolha do Beira-Rio.

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Biografia do Autor

André Luiz Maranhão de Souza Leão, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

André Leão holds a PhD degree in Management from Federal University of Pernambuco, where he is associate professor at the Management Department (DCA/UFPE) and faculty member of the Management Graduate Program (Propad/UFPE). He is fellow research of the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq), ad hoc consultant for CNPq and Capes - Higher Level Personnel Improvement Coordination, referee for several journals and scientific meetings, and coordinator of projects sponsored by research funding agencies. His publication is mainly on brands and consumer culture. Current research focuses on the entertainment industry, considering both media products and the activities and productions of its fans, under a post-structuralist perspective, following the agenda of the Circle of Fan, Media and Entertainment Studies (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7927916631597710).

Bruno Rafael Torres Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (Propad/UFPE . Possui graduação em Administração (2010) e graduação em Desenho Industrial/Programação Visual (2004), ambas pela Universidade Federal de Pernambuco.

Victor Pessôa de Mélo Gomes, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Graduando em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

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Publicado

2018-06-02

Edição

Seção

Artigos