PERFIL DA DISCIPLINA DE CONTABILIDADE DE CUSTOS NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v9i1.2950Palavras-chave:
Administração Pública, Cargo Comissionado, Perfil Profissional, Vínculo Funcional.Resumo
O ensino da Contabilidade de Custos, cuja principal função é o auxílio ao controle e à tomada de decisões nas organizações, é o foco do presente estudo, que tem como objetivo identificar o perfil das disciplinas de contabilidade de custos nos cursos de graduação em Ciências Contábeis nas universidades brasileiras. A pesquisa é desenvolvida através da identificação e análise dos elementos que compõem os planos de ensino – conteúdos, bibliografia, métodos de ensino e avaliativos empregados; e ainda busca observar as semelhanças e particularidades dos resultados aqui alcançados com os obtidos no estudo de Ferreira et al. (2011). Caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, de natureza quantitativa e do tipo documental. Foram analisados cursos de 18 universidades, entre as 50 primeiras classificadas pelo Ranking Universitário Folha 2014 e 24 planos de ensino. Os resultados evidenciam: (a) uniformidade entre os elementos que compõem os planos; (b) dentre os principais conteúdos destaca-se “Introdução à contabilidade de custos”; (c) o método de ensino mais citado são as “aulas expositivas”; (d) a forma avaliativa mais usual é a “prova”; (e) o livro “Contabilidade de Custos”, do autor Eliseu Martins, foi o mais mencionado. Com base nos resultados obtidos, entende-se que há considerável uniformidade no perfil das disciplinas de contabilidade de custos na graduação em Ciências Contábeis nas universidades brasileiras estudadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.