A MÁQUINA DE VENDAS MOSTRA SUA FORÇA: É POSSÍVEL DETÊ-LA NO SUL DO BRASIL?
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v8i3.2636Resumo
O caso de ensino apresenta o processo de criação e expansão da Máquina de Vendas, segunda maior rede de eletromóveis do Brasil. Após incorporar várias redes de âmbito regional, o grupo analisa a possibilidade de expandir-se também para o Rio Grande do Sul, mercado com peculiaridades culturais e econômicas, onde outros competidores não tiveram sucesso, como, por exemplo, a Casas Bahia. Além disso, uma dezena de pequenas e médias redes de eletromóveis compete no mercado gaúcho, com marcas de forte identidade regional e capilaridade de pontos de atendimento. No interior do estado, o executivo de uma dessas redes vê com preocupação os movimentos da gigante Máquina de Vendas, e pensa em alternativas para melhorar a posição competitiva de sua rede para minimizar a ameaça de um novo entrante ou mesmo para elevar a barreira ao novo concorrente. A partir do caso, os alunos são estimulados a analisar o mercado e propor estratégias à empresa local, discutindo modelos de análise do ambiente geral e da indústria, estratégias interorganizacionais e metodologias de seleção de parceiros. Os dados obtidos para este caso de ensino foram coletados em fontes secundárias e os personagens são fictícios. Esse caso destina-se a estudantes de graduação ou pós-graduação nas áreas de gestão empresarial.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.