O Efeito da Gestão do Capital Intelectual na Vantagem Competitiva: O Caso de um Grupo Empresarial com Atuação Predominante em Tecnologia

Autores

  • João Bento de Oliveira Filho Faculdade de Gestão e Negócios, Universidade Federal de Uberlândia
  • José Eduardo Ferreira Lopes Faculdade de Gestão e Negócios, Universidade Federal de Uberlândia
  • Márcia Freire de Oliveira Faculdade de Gestão e Negócios, Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v7i2.1877

Resumo

Os ativos do conhecimento representam um conjunto de recursos para as firmas, podem contribuir com a criação e manutenção da vantagem competitiva, e a sua gestão é de grande importância tanto para os acadêmicos como para a gerência das empresas. Assim, o propósito deste artigo é medir o impacto da gestão do capital intelectual na vantagem competitiva de uma organização. Embora este tema tenha sido amplamente estudado, a maior parte dos trabalhos têm se concentrado nos aspectos específicos do capital intelectual. Para a execução deste estudo, foi realizada uma pesquisa em um grupo empresarial que estimula a inovação e atitudes empreendedoras entre seus funcionários. Foram analisados 105 questionários, com as seguintes conclusões: verificaram-se fortes influências positivas entre capital humano e capital estrutural na vantagem competitiva da empresa, e moderada influência positiva com capital relacional. Também houve uma correlação positiva de moderada a forte entre todas as variáveis do estudo.

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Publicado

2015-06-29

Edição

Seção

Artigos