O LEGADO DO PENSAMENTO DE ALBERTO GUERREIRO RAMOS PARA A GESTÃO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v7i3.1861Palavras-chave:
Serviço Social, formação profissional, diretrizes curriculares, ensino-aprendizagem.Resumo
Este estudo possui como temática o legado de Alberto Guerreiro Ramos para o campo da gestão. O artigo aborda sua formação pessoal, acadêmica e técnica, os principais marcos que tiveram influência em sua trajetória intelectual e o exílio nos Estados Unidos. Os temas estruturantes de seu pensamento - crítica à literatura administrativa convencional, crítica à burocracia, racionalidade substantiva e modelo de homem parentético – e as ideias centrais de quatro de suas obras – A Redução Sociológica, Modelos de Homem e Teoria Administrativa, A Nova Ciência das Organizações, e Administração e Contexto Brasileiro - são analisados à luz da gestão. O estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica e entrevista semiestruturada com dois de seus alunos. Alberto Guerreiro Ramos buscou desenvolver sapiência e sensatez nas ações empreendidas pelos indivíduos, dentro e fora das organizações, através do questionamento do status quo, da realidade imposta e dos paradigmas pré-concebidos. Constata-se que há necessidade de modificação no arcabouço teórico da literatura administrativa, bem como uma nova postura amparada também no conceito de racionalidade substantiva. Fica evidente que a Gestão Social corrobora com o pensamento Guerreiriano uma vez que posta em prática trás consigo a mediação entre a Racionalidade Instrumental e a Racionalidade Substantiva.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.