A utilização da teoria da resposta ao item como ferramenta para a construção de escalas na área de gestão.

Autores

  • Fernando de Jesus Moreira Junior Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v6i3.1519

Palavras-chave:

Dimensões do consumo consciente. Produtos ecologicamente corretos. Valor percebido. Envolvimento. Lealdade.

Resumo

A Teoria da Resposta ao Item (TRI) é uma metodologia que sugere formas de representar a relação entre a probabilidade de um indivíduo dar uma certa resposta a um item (questão), os traços latentes do indivíduo e as características dos itens, por meio de modelos matemáticos. Um dos grandes avanço da TRI é a possibilidade de criar escalas onde itens e respondentes são posicionados simultaneamente, o que permite a interpretação dessa escala. O objetivo desse artigo é apresentar uma discussão sobre a Teoria da Resposta ao Item como método para a construção de escalas, mostrando como a TRI pode contribuir para a criação de escalas na área de Gestão e mostrando algumas escalas criadas por meio da TRI no Brasil nas áreas relacionadas com a Gestão. Embora seja comentado entre os diversos tipos de modelos da TRI, esse trabalho enfatiza os modelos unidimensionais da TRI (um único traço latente), que são os modelos utilizados pelos pesquisadores da área da Gestão, no Brasil.

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Biografia do Autor

Fernando de Jesus Moreira Junior, Universidade Federal de Santa Maria

Professor do Departamento de Estatística / UFSM

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Publicado

2014-07-28

Edição

Seção

Edição Especial - Epistemologia e Métodos de Pesquisa em Administração e Contabilidade