Metodologias intervencionistas da teoria da atividade histórico-cultural: abrindo possibilidades para os estudos organizacionais

Autores

  • Marcio Pascoal Cassandre Universidade Estadual de Maringá
  • Christiane Kleinübing Godoi UNIVALI

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v6i3.1510

Palavras-chave:

Kaingang. Educação. Escolar. Indígena

Resumo

Com a finalidade de contribuir para o estabelecimento do espaço das Metodologias Intervencionistas provenientes da Teoria da Atividade Histórico-Cultural no campo dos estudos organizacionais, este ensaio objetiva discutir os pressupostos ontológicos, epistemológicos e metodológicos subjacentes a estas. O ensaio está organizado dentro das seguintes etapas: a) delimitação das metodologias intervencionistas e de seus princípios; b) descrição dos principais conceitos da Teoria da Atividade Histórico-Cultural, considerando os elementos teóricos abordados em cada época de sua argumentação; c) abordagem dos pressupostos ontológicos das metodologias intervencionistas, ou seja, da visão de realidade em conexão com o materialismo histórico-dialético; d) análise do posicionamento epistemológico no qual se baseiam as metodologias intervencionistas, isto é, suas crenças sobre que tipo de conhecimento é válido e a forma como é construída; e) por fim, no posicionamento metodológico, assinalar a investigação das potencialidades e as suposições sobre as formas em que o conhecimento é produzido por meio dessas metodologias.

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Biografia do Autor

Marcio Pascoal Cassandre, Universidade Estadual de Maringá

Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá e Professor Adjunto da Universidade Estadual do Paraná/FECEA

Endereço da instituição: Av. Colombo, 5790, Bloco C23 - sala 15. Maringá PR.

Christiane Kleinübing Godoi, UNIVALI

Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração

Endereço da IES: Rua João Coan, 400 - Centro - Biguaçu/SC, CEP: 88160-000

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Publicado

2014-07-28

Edição

Seção

Edição Especial - Epistemologia e Métodos de Pesquisa em Administração e Contabilidade