Metodologias intervencionistas da teoria da atividade histórico-cultural: abrindo possibilidades para os estudos organizacionais
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v6i3.1510Palavras-chave:
Kaingang. Educação. Escolar. IndígenaResumo
Com a finalidade de contribuir para o estabelecimento do espaço das Metodologias Intervencionistas provenientes da Teoria da Atividade Histórico-Cultural no campo dos estudos organizacionais, este ensaio objetiva discutir os pressupostos ontológicos, epistemológicos e metodológicos subjacentes a estas. O ensaio está organizado dentro das seguintes etapas: a) delimitação das metodologias intervencionistas e de seus princípios; b) descrição dos principais conceitos da Teoria da Atividade Histórico-Cultural, considerando os elementos teóricos abordados em cada época de sua argumentação; c) abordagem dos pressupostos ontológicos das metodologias intervencionistas, ou seja, da visão de realidade em conexão com o materialismo histórico-dialético; d) análise do posicionamento epistemológico no qual se baseiam as metodologias intervencionistas, isto é, suas crenças sobre que tipo de conhecimento é válido e a forma como é construída; e) por fim, no posicionamento metodológico, assinalar a investigação das potencialidades e as suposições sobre as formas em que o conhecimento é produzido por meio dessas metodologias.
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