PERFIL E EVOLUÇÃO DO TEMA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS EM PERIÓDICOS BRASILEIROS: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA

Autores

  • Henrique César Melo Ribeiro
  • Rosany Corrêa
  • Maria Tereza Saraiva de Souza

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v5i2.1400

Palavras-chave:

Inovação, Gestão, Estratégia, Práticas Organizacionais, Cultura Organizacional.

Resumo

O objetivo desse estudo foi investigar o perfil das pesquisas e a evolução do tema pequenas e médias empresas nos artigos publicados em Revistas Qualis de Administração, de A1 a B2, no período de 2000 a 2010. Os temas investigados em 216 artigos foram: evolução do tema e periódicos de destaque por ano; temáticas mais evidenciadas por revista e por ano; abordagens metodológicas; e características de autoria. Em relação à metodologia, tratou-se de um estudo de análise bibliométrica, com característica exploratória- escritiva, que se destinou a quantificar e analisar a produção científica sobre o tema pequenas e médias empresas, utilizando-se a abordagem quantitativa, com predomínio da estatística descritiva. Os principais resultados mostraram que: o tema pequenas e médias empresas vem evoluindo principalmente a partir de 2003; uma dominância das temáticas tecnologia da informação, gestão organizacional, arranjo produtivo local, inovação, internacionalização e redes de cooperação; as publicações são insipientes dos seguintes temas: cadeia produtiva, empresa familiar, gestão da produção, inteligência competitiva e sustentabilidade; há uma predominância da abordagem quantitativa a partir de 2006. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Tereza Saraiva de Souza

Downloads

Edição

Seção

Artigos