INTELIGÊNCIA COMPETITIVA COMO INSTRUMENTO DE INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE NEGÓCIO
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v5i2.1399Palavras-chave:
Absenteísmo, Gestão de Pessoas, Análise do Custo-Efetividade.Resumo
Este estudo analisa o sistema de inteligência competitiva como instrumento de inovação em processos de negócios da Frimesa, uma das cinco maiores empresas da área de alimentos no Brasil, que negocia seus produtos somente com pequenos lojistas. A inteligência competitiva é um processo de levantamento e análise de informações sobre o entorno competitivo e tendências de negócios com o propósito de suportar o processo decisório. O modelo de negócios descreve a lógica de criação, entrega e captura de valor dos produtos que uma organização disponibiliza ao mercado. A metodologia empregada foi a pesquisa qualitativa, por meio de um estudo de caso, exploratório e descritivo. Os dados foram coletados através de entrevistas com três diretores e em relatórios de gestão e registros da empresa e analisados utilizando-se a técnica de análise de conteúdo, que seguiu as etapas da pré-análise, a exploração dos dados e o tratamento dos resultados e a sua interpretação. Foi feita a triangulação dos dados das entrevistas com os diretores e aqueles contidos nos relatórios de gestão e registros da empresa. Os principais resultados indicam que a Frimesa desenvolveu seu modelo de negócio em torno de pequenos lojistas com abrangência local, os quais se tornaram bases cognitivas de comportamento de seus consumidores, cujas informações passaram a orientar os processos de negócio da Frimesa e permitem-lhe desenvolver e aplicar: (a) políticas de preços compatíveis com aqueles perfis, (b) uma eficiente estratégia de distribuição de produtos e (c) determinar uma forma otimizada de produção. As principais conclusões indicam que o sistema de inteligência competitiva estruturado pela Frimesa não apenas é o determinante do seu modelo de negócio, mas também sustenta a inovação contínua em seus processos.Downloads
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