Adoção de E-business por Indústrias: Mudanças na Logística e na Estrutura Organizacional
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v6i2.1292Palavras-chave:
Livro didático. Ensino de História. Cultura e identidade.Resumo
O objetivo dessa pesquisa foi entender as mudanças ocorridas pela adoção de e-business em grandes indústrias multinacionais que atuavam no mundo físico e que passaram a atuar no mundo virtual, entendendo as necessidades que levaram a essa adoção. O foco das mudanças estudadas concentrou-se naquelas que ocorreram na estrutura organizacional das indústrias, dado o papel relevante da forma como a empresa se organiza para melhor aproveitar as oportunidades de e-business, e nas transformações ocorridas na logística dessas empresas. O e-business através de suas atividades de comércio eletrônico possibilitou uma inovação para a indústria, qual seja, conectar a mesma ao seu cliente final, numa ação de desintermediação inédita para esse setor da economia. Método: estudo multicaso com duas empresas: uma indústria nacional (“A”) e outra subsidiária de país desenvolvido (“B”), para investigação sobre se houve transferência de experiência da matriz para a subsidiária, facilitando o processo. Resultados: motivações: ambas citaram o aumento de receitas, porém “B” destacou o alinhamento com estratégia global focada em inovação e e-business como “vitrine” para mostrar a faceta inovadora da empresa. Transformações logísticas: “A” contratou operador logístico; “B” desenvolveu logística adaptada internamente, beneficiando-se do conhecimento da matriz.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.