O passado como imagem dialética

reflexões sobre as narrativas da italianidade em Santa Teresa/ES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22562/2023.59.17

Palavras-chave:

História cultural, Italianidade, Imagem dialética

Resumo

Este artigo analisa construções simbólicas em torno da italianidade, expressas tanto nas práticas culturais de Santa Teresa/ES quanto na Lei nº 13.617/2018, que a reconhece como pioneira da imigração italiana no Brasil. Aproximando-se do conceito benjaminiano de imagem dialética, cuja formulação aborda relações do presente com o passado e aponta a linguagem como lugar de sua expressão, problematizamos a constituição de uma narrativa histórica que destaca apenas integrantes e valores da comunidade desejada. Compreendendo a cultura como um campo plural e dinâmico, tomamos a lei na acepção de mônada. O percurso metodológico escolhido nos instiga a refletir sobre a italianidade como uma construção social produtora de visões de mundo, sociabilidades e sensibilidades. Outrossim, fornece subsídios para realizarmos uma análise da cultura como espaço constituído por tensões, conflitos e negociações, ora ocorrendo de forma sutil, alegórica, consentida, ora de maneira impositiva e excludente.

Biografia do Autor

Arnaldo Pinto Junior, Universidade Estadual de Campinas

Livre-docente em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professor da Faculdade de Educação da Unicamp.

Márcia Regina Rodrigues Ferreira, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Felipe Dias de Oliveira Silva, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Downloads

Publicado

2023-10-27