Antropoceno:

história, historiografia e perspectivas

Autores

  • Carla Suliani Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Jó Klanovicz Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná
  • Claiton Marcio da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.22562/2023.59.03

Palavras-chave:

antropoceno, história e historiografia, história ambiental

Resumo

O conceito de Antropoceno vem provocando debates relativos tanto à sua aceitação como uma era geológica quanto a uma disputa sobre seus significados. Partindo de uma perspectiva crítica, autores como Jason Moore, Anna Tsing, Donna Haraway, entre outros, chamam atenção para os limites do conceito ou propõem novas perspectivas de análise; nessa miríade interpretativa, a história e a historiografia do Antropoceno estão em constante revisão, incorporando e ressignificando elementos de análise. Este artigo busca situar o debate em torno do Antropoceno tanto em termos de análise histórica quanto de produção historiográfica até o momento. Finalmente, indica algumas perspectivas de análise empírica que vêm sendo construídas sobre o tema, principalmente no Brasil.

Biografia do Autor

Carla Suliani, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestra em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA/UFFS).

Jó Klanovicz, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná

Doutor em História. Professor Associado, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário, da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro). Professor do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGH/UDESC). Bolsista Pq2-CNPq.

Claiton Marcio da Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutor em História das Ciências. Professor Associado, Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal da Fronteira Sul.

Downloads

Publicado

2023-10-27