Vidas atravessadas por fronteiras
fundamentos e potencialidades da perspectiva transnacional das migrações
DOI:
https://doi.org/10.22562/2023.58.06Palavras-chave:
Migrações, Perspectiva Transnacional, Nacionalismo MetodológicoResumo
As vidas atravessadas por fronteiras perturbam alguns dos fundamentos clássicos de se pensar o social. Em particular, colocam em xeque o nacionalismo metodológico, marco analítico que pressupõe a primazia do nacional sobre todas as demais escalas da vida social. É com o objetivo de contribuir para uma readequação da interpretação dos fenômenos migratórios que este artigo introduz a perspectiva transnacional. Essa abordagem, que já possui mais de duas décadas, estabelece ângulos e caminhos heurísticos que permitem abranger a diversidade e complexidade das escalas geográficas das migrações contemporâneas. Este artigo está formado por quatro partes. Primeiramente, discute-se a crítica transnacional ao nacionalismo metodológico e à lógica de atração e repulsão que fundamentou grande parte das abordagens clássicas das migrações internacionais. Posteriormente, são apresentados os principais conceitos da perspectiva transnacional, em especial o de espaço transnacional e o de simultaneidade. Na terceira parte, busca-se chamar atenção para os pontos de convergência e divergência que existe no âmbito dos estudos que fizeram uso das lentes transnacionais. Para concluir este artigo, são discutidos quatro desafios teórico-metodológicos que seguem pendentes para a perspectiva transnacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar, em nota, a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.