Uma contribuição para o desenvolvimento de sua comunidade e da Pátria”: juventude rural e Clubes 4-S durante a ditadura militar na região oeste de Santa Catarina (1970-1985)
Resumo
Este trabalho analisa a atuação dos Clubes 4-S em Santa Catarina no contexto da ditadura militar brasileira. Estes clubes basearam-se na experiência norte-americana de Clubes 4-H, objetivando difundir junto aos jovens rurais novas técnicas e tecnologias para o trabalho agrícola no início do século XX. No Brasil, o trabalho com Clubes 4-S iniciou na década de 1950 e, em Santa Catarina, espalharam-se fortemente na segunda metade da década de 1970, principalmente na região oeste de Santa Catarina. Fazendo parte do programa de extensão rural, disseminavam práticas consideradas modernas como a utilização de sementes híbridas, agrotóxicos, entre outras. Por outro lado, a efervescência dos movimentos sociais nocampo no contexto da abertura política trouxe críticas a esta forma de trabalho, identificada com o processo de exclusão dos agricultores, resultando na diminuição significativa dos Clubes 4-S.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2022-05-30
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2016 Revista Cadernos do Ceom
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar, em nota, a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.