Desafios e perspectivas de um currículo de história promotor das relações étnico-raciais no Brasil
Resumo
Neste artigo, discorremos acerca das iniciativas governamentais promotorasde uma Educação das relações étnico-raciais e apresentamos
desafios e perspectivas referentes à articulação desta Educação com o
ensino de História, enfatizando a necessidade de adoção de princípios
de um currículo multicultural. Com base em pesquisa bibliográfica
e fontes legais, partimos do pressuposto de que, no Brasil, um ensino
de História atento à etnicidade possibilita meios para conscientização
da importância dos diferentes grupos formadores da nação brasileira,
uma vez que conteúdos e saberes diversificados terão lugar nas atividades
escolares. A importância desse conhecimento, tendo em vista a
promoção de uma sociedade democrática, cidadã e historicamente
consciente, integra o presente estudo.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar, em nota, a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.