Variação espacial da temperatura de superfície durante o verão em Erechim – RS
DOI:
https://doi.org/10.22562/2020.52.05Palavras-chave:
Código de Mineração, Medidas Provisórias, Programa de Revitalização da Indústria Mineral, Direito Minerário.Resumo
Diante do fato de que cerca de 54% da população mundial vive em áreas urbanas, problemáticas de diversas naturezas envolvendo a degradação de determinados ambientes passam a fazer parte da vida dos citadinos. Estudos sobre a identificação de ilhas de calor nas áreas urbanas passaram a ser investigados a partir dos processos de urbanização. Neste sentido, o presente artigo buscou identificar a ocorrência do fenômeno de ilhas de calor na área urbana de Erechim, no estado do Rio Grande do Sul. Pautado inicialmente na compreensão da dinâmica atmosférica da área de estudo, os procedimentos envolveram a coleta, análise e tratamento de imagens de satélite, bem como, a elaboração de mapas por meio de cálculos e índices que deram suporte metodológico e tecnológico para identificação e caracterização das ilhas de calor urbanas. Os resultados permitem concluir que os locais sujeitos a retirada da cobertura vegetal, nos quais foram efetuadas impermeabilização do solo, seja por construções ou asfaltamento, as temperaturas registradas são superiores as localidades com cobertura vegetal, assim como, localidades de fundo de vale, devido a altitude e presença de vegetação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar, em nota, a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.