
História e Imprensa – v. 30, n. 47 (Dez/2017) – ISSN 2175-0173
DOI: http://dx.doi.org/10.22562/2017.47.10

Uma lanterna bruxuleante: a representação da UDN durante a 
criação da Petrobras na grande imprensa carioca (1952-1953) 

Luis Carlos dos Passos Martins* 
Thiago Costa**

* Pós-Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), professor adjunto do Departamento de História e 
do Programa de Pós-Graduação em História da PUC-RS. Coordenador do Curso de História da PUC-RS. Vice-Coordenador do GT de Política da 
da Associação Nacional de História (ANPUH). E-mail: luis.martins@pucrs.br.
** Graduando do Curso de História na instituição Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). 
E-mail: thiago.regina@acad.pucrs.br.

Resumo: Este trabalho pretende discutir a forma como alguns jornais cariocas 
representando diferentes matizes ideológicas (Correio da Manhã, Diário de Notícias 
e Última Hora) representaram o papel da União Democrática Brasileira (UDN) no 
processo de criação da Petrobras (1951-1953). Este tema se justifica pela sinuosa 
e surpreendente postura do partido no processo, que oscilou desde a defesa da 
“Campanha O Petróleo É Nosso” até a tentativa de implantar um modelo liberal 
de exploração petrolífero no país, passando pela proposta de fundação de uma 
empresa pública para o setor (ENAPE). Dessa forma, esta questão oferece uma boa 
oportunidade para testar algumas hipóteses sobre a relação entre a imprensa e a 
política no período, especialmente no que se refere à interpretação que afirma que os 
jornais ditos “liberais” eram invariavelmente udenistas e antivarguistas.

Abstract: This research intends to analyze how some daily newspapers from Rio de 
Janeiro, which represented different ideological influences (Correio da Manhã, Diário 
de Notícias e Última Hora) have presented the role of the UDN party in the process 
behind the Petrobras creation (1951-1953). The choice of this theme justifies itself for 
the rather tortuous and surprising stnding followed by União Democrática Brasileira 
– UDN (Brazilian Democratic Union) in that process, which oscilated between its 
passionate defense of the “Oil is Ours campaign”, later throwing its support towards 
the implementation of a market-oriented oil policy, after finally settling supporting 
the creation of a state-owned oil company (ENAPE). Therefore, the analysis of this 
issue offers us with a good opportunity to test some of our hypotesis about on the 
relatioship between press and politics during that period, espacially in what concerns 
the prevailing historiographical notion that the so called “iberal newsapers” were 
always pro UDN and against Vargas.

Recebido em 15 de março de 2017. Aprovado em 02 de agosto de 2017.

Palavras-chave: 
Imprensa
Política
Vargas

Keywords: 
Press
Ppolicy
Vargas

Introdução

O presente artigo pretende estabelecer uma 
reflexão inicial sobre o tema da relação entre política 
e imprensa durante o Segundo Governo Vargas 
(1951-1954). Este tema já é bastante abordado pela 
historiografia correspondente ao período; mas, ao 
nosso entender, de forma bastante limitada, quando 
não equivocada. No geral, os trabalhos dedicados 
ao assunto tendem a se basear e, ao mesmo 
tempo, sustentar duas premissas: a) a “imprensa” 
teve um papel ativo e decisivo na derrubada do 
governo Vargas, atuando de maneira incessante 

e relativamente uníssona na busca deste objetivo 
desde o início do mandato de Getúlio, ao menos no 
que se refere à chamada “imprensa conservadora ou 
liberal” (SILVA, 1978; SODRÉ, 1983); b) a relação 
entre imprensa e política pode ser suficientemente 
compreendida considerando-se os jornais como 
instrumentos a serviço dos partidos e/ou grupos 
de pressão (políticos, econômicos), que, em última 
instância, financiavam os seus empreendimentos 
(LAURENZA, 1998; RIBEIRO, 2003).

Algumas pesquisas têm procurado destoar 
dessa linha interpretativa, como é o caso do trabalho 
de Abreu e Lattmann-Welltmann (1994), cuja análise 



Uma lanterna bruxuleante: a representação da UDN durante a criação da Petrobras  
na grande imprensa carioca (1952-1953) – Luis Carlos dos Passos Martins e Thiago Costa

105

sobre o posicionamento da grande imprensa diante 
da crise final do Segundo Governo Vargas levou os 
autores a concluírem que a ideia de uma oposição 
sistemática e uniforme dos “grandes jornais” a 
Getúlio deveria ser, no mínimo, relativizada. Para 
compreender de forma mais adequada o processo, 
especialmente no que se refere à postura mais 
“moderada” de jornais como O Globo e o Correio 
da Manhã, Abreu e Lattmann-Welltmann sugerem 
a introdução na análise de outras variáveis, como 
a adoção por alguns periódicos de princípios da 
imprensa anglo-saxônica como “neutralidade” 
e “objetividade” jornalística como estratégia 
mercadológica.

O caminho aberto por este tipo de trabalho, 
porém, não recebeu a devida continuidade, ficando 
os estudos voltados ao tema política e imprensa no 
período em questão ainda presos ao modelo citado 
acima, que podemos caracterizar pois dois limites 
analíticos graves: o uso incessante do “paradigma da 
manipulação da notícia”1 e uma visão dos grandes 
jornais que os reduz à condição de “porta-vozes” 
dos poderes estabelecidos na sociedade.2

Dessa maneira, o trabalho aqui apresentado 
pretende dar continuidade a linha de análise 
aberta por Abreu e Lattmann-Welltmann (1994) e 
Abreu e Lattmann-Welltmann (1996), procurando 
compreender a relação entre a imprensa e política 
no Segundo Governo Vargas para além do modelo 
acima referido. Todavia, tendo em vista o escopo 
limitado do artigo, optamos por analisar um caso 
particular e, a partir dele, fazer algumas reflexões 
sobre o tema geral, que está sendo objeto de um 
projeto mais amplo.

Com estes objetivos em vista, iremos 
analisar a forma como a ação da União Democrática 
Brasileira (UDN) no processo de criação da Petrobras 
(1951-1953) foi representada por parte da grande 
imprensa carioca. Escolhemos este tema tendo em 
vista a participação bastante ativa e, digamos, até 
surpreendente do “partido do Brigadeiro” neste 
processo, um dos mais controversos do período. 

Com efeito, quando Vargas apresentou o 
seu programa do petróleo, em dezembro de 1951, 
propondo a criação de uma empresa de economia 
mista – a Petróleos Brasileiros S.A. – que admitia 

em seu quadro acionário a participação de capital 
privado, inclusive estrangeiro, foi alvo de inúmeras 
críticas.3 As mais contundentes saíram da Campanha 
do Petróleo É Nosso, que classificou a proposta 
de Getúlio de “entreguista”. Membros da “ala 
nacionalista do Exército” entrincheirados no Clube 
Militar e até parlamentares do Partido Trabalhista 
Brasileiro (PTB), partido do governo, tomaram as 
ruas e as tribunas em protesto contra a Petrobras, 
considerada como porta de entrada dos trustes na 
exploração do petróleo nacional (MOURA, 1986; 
WIRTH, 1973).

A UDN, interessada em se contrapor 
politicamente a Vargas, abandonou a linha liberal 
e favorável ao capital estrangeiro na exploração do 
petróleo nacional com a qual vinha se identificando 
desde o governo Dutra (1946-1950) e aderiu à 
tese do monopólio estatal para o setor petrolífero. 
Mais do que isto, além de endossar os argumentos 
“nacionalistas” que combatiam o suposto 
“entreguismo” do governo, propôs ainda na Câmara 
dos Deputados, em 6 de maio de 1952, a criação 
da ENAPE (Empresa Nacional de Petróleo), uma 
companhia que teria o monopólio estatal completo 
da indústria do petróleo brasileira, incluindo até a 
encampação das refinarias privadas país. Ademais, 
durante os debates na Câmara Baixa (junho a 
setembro de 1952), o “partido do Brigadeiro” se 
manteve firme na defesa da tese monopolista, 
obrigando o governo, por intermédio do líder da 
maioria, Gustavo Capanema (PSD), a costurar um 
acordo com a “oposição” – na qual estava inclusa 
o próprio PTB – para aprovar o projeto de Vargas 
mediante a inserção do monopólio do petróleo no 
acordo. Embora fosse um monopólio considerado 
“moderado” ou “parcial”, porque não incluía o setor 
de distribuição, acabou sendo considerável um 
“recuo” do governo, cujo resultado final desagradou 
tanto Vargas quanto sua Assessoria Econômica para 
a Presidência que elaborou a proposta (WIRTH, 
1973; PEREIRA, 1975).

Entretanto, quando o tema passou a ser 
analisado no Senado, os senadores udenistas 
deram um “giro de 180º” e passaram a rechear o 
projeto com emendas “liberalizantes”, ao ponto 
de descaracterizá-lo totalmente. Mais do que isto, 



106

Cadernos do CEOM, Chapecó (SC), v. 30, n. 47, p. 104-114 Dez/2017

ainda detiveram o documento sob exame durante 
quase um ano. Retornando à Câmara dos Deputados 
apenas em julho de 1953, a Petrobras somente foi 
aprovada em 19 de setembro do mesmo ano, após 
a retirada das emendas “liberalizantes” com o apoio 
inusitado dos próprios deputados udenistas.

Dessa maneira, tendo em vista a 
complexidade política que o tema apresenta, 
podemos concluir que este tópico apresenta muita 
relevância para analisar como a imprensa carioca 
representou a atuação da UDN, não apenas frente 
à questão do petróleo, mas também frente ao 
próprio governo Vargas. Ademais, este objeto 
oferece um interessante campo de pesquisa para 
testar algumas hipóteses, especialmente no que 
se refere à identificação da UDN com setores da 
imprensa considerados “liberais” pela historiografia 
brasileira. Para tanto, escolhemos três periódicos 
representativos das principais correntes ideológicas 
envolvidas no debate na conjuntura em questão: o 
Correio da Manhã, visto como liberal e favorável 
ao capital estrangeiro no setor petrolífero, o Última 
Hora, trabalhista e defensor dos projetos do governo 
em suas diferentes fases, e o Diário de Notícias, que 
havia se posicionado a favor do monopólio estatal 
do petróleo na discussão em torno do Estatuto 
do Petróleo proposto pelo ex-presidente Dutra 
(1948-1949)4. A escolha de jornais com diferentes 
orientações doutrinárias sobre o tema energético e 
não apenas entre periódicos considerados liberais 
ocorreu em razão da maior flexibilidade analítica 
que este espectro permite nos limites do artigo5.

A imprensa e o petróleo

Última Hora – nos passos de Vargas

Frente ao projeto inicial de Vargas de criação 
da Petrobras como uma empresa de economia mista, 
o jornal Última Hora procurou conciliar a postura 
doutrinária que estava adotando em relação ao 
nacional-desenvolvimentismo com os movimentos 
políticos do governo. Para tanto, representou o 
projeto varguista como proposta alternativa às teses 
opostas defendidas por, segundo as palavras do 
jornal, “comunistas” (monopólio estatal do petróleo) 

e “entreguistas” (abertura ao capital estrangeiro). 
Com seu formato intermediário, a Petrobras seria 
a saída para os problemas econômicos do país e um 
expediente necessário à justiça social.6

Apensar de ter inicialmente como alvo 
de críticas a “Campanha do Petróleo É Nosso” e 
as fortes investidas que esta fazia contra o projeto 
do governo, considerado “entreguista”, e contra a 
figura do próprio Vargas, chamado de “advogado da 
Standard Oil” (MIRANDA, 1983), logo os olhares 
do Última Hora se voltaram para a UDN. 

Em princípio, o Última Hora não cedeu 
espaço à postura adotada pelos udenistas em favor 
do monopólio na reunião do Diretório Nacional 
da sigla, em 30 de abril de 1952. No entanto, ao se 
verificar que o partido enveredou por esta linha 
“nacionalista”, o vespertino de Samuel Wainer 
adotou uma conduta de ataque frontal à proposta 
udenista, especialmente frente à proposta da criação 
da ENAPE. O periódico se valeu de argumentos os 
quais remetiam às contradições entre o passado 
udenista, defensor de bandeiras liberais como a 
abertura econômica ao capital estrangeiro, com a 
postura adotada agora na questão do petróleo. O 
jornal também desfraldou acusações associativas 
entre a UDN e os comunistas, com vista a 
desqualificar a posição dos correligionários do Sr. 
Bilac Pinto (ÚLTIMA HORA, 1952b). O editorial 
de 6 de junho de 1952, por exemplo, depois de 
qualificar os membros do partido como “grã-finos” 
e defensores dos “proprietários de Cadilac” e dos 
“tubarões”, afirmou, ainda: “Inesperadamente, 
porém, velhos e conhecidos reacionários, pés de 
chumbo do capital colonizador, fizeram coro com 
os comunistas na campanha contra a ‘Petrobras’, 
tachando a iniciativa do governo de ‘entreguista’ ou 
antinacionalista” (ÚLTIMA HORA, 1952f, p. 3).7 O 
jornal ainda criticou a sobreposição de interesses 
políticos e ideológicos ao exame técnico da questão 
do petróleo. Conforme o diário, apenas para se 
opor a Getúlio, a UDN abandonou o seu histórico 
programa partidário e passou a defensor da tese 
do monopólio estatal do petróleo no objetivo 
de sustentar interesses particularistas de seus 
membros.8

Nesta jornada, porém, o Última Hora, 
além de se constituir em bastião do programa do 



Uma lanterna bruxuleante: a representação da UDN durante a criação da Petrobras  
na grande imprensa carioca (1952-1953) – Luis Carlos dos Passos Martins e Thiago Costa

107

governo, procurou representar a si mesmo como 
um veículo de comunicação aderente aos “interesses 
populares”, tentando conciliar, assim, ao menos 
discursivamente, os seus propósitos como empresa 
jornalística com os objetivos políticos de Vargas.9 
Além disso, em defesa do programa do governo, 
em 7 de dezembro de 1951, colocou-se como fonte 
instrutiva sobre as questões que, segundo a sua 
opinião, expressavam melhor o interesse coletivo. 
Da mesma forma, dedicou-se à desconstrução das 
argumentações “entreguistas” e “comunistas”, cujas 
tentativas de desestabilizar o projeto do presidente 
não passavam, para o periódico, de atitude 
antipatriótica e contrária aos interesses da Nação 
(ÚLTIMA HORA, 1951b, p. 1).

Em conformidade com as estratégias do 
governo, o Última Hora apresentou uma mudança 
de orientação, transitando da defesa da empresa de 
economia mista para advogar a favor de uma solução 
que incluía o monopólio parcial do petróleo, quando 
tal alternativa foi proposta pelos líderes governistas 
no Congresso. Antes mesmo de o acordo costurado 
por Capanema vir a público, o jornal já mencionava 
a sua articulação, provavelmente com o intuito 
de anular os ganhos políticos que a UDN tentava 
angariar com a ENAPE. Diante da apresentação 
do substitutivo udenista de criação desta empresa, 
o diário de Wainer assumiu intensamente a tarefa 
de promover a efetivação do acordo governista no 
Congresso, adotando um papel investigativo ao 
perscrutar os agentes políticos e as suas intenções 
a fim de concretizar mais do que propriamente 
descrever a solução que estava sendo acordada.10

Quando a arena de debates passou a ser o 
Senado, o Última Hora defendeu a manutenção das 
tratativas negociadas na Câmara dos Deputados, 
fazendo coro aos que se mostravam contrários às 
medidas liberalizantes.11 Diante destas tentativas de 
abertura ao capital estrangeiro pela Câmara Alta, 
em 7 de agosto de 1953 o jornal assumiu o papel 
de entidade mais conciliadora do que gladiadora, 
como notamos pela posição de um importante 
articulista do diário, o jornalista Humberto Alencar 
que fez farta campanha a favor do cumprimento 
dos acordos da Câmara dos Deputados (ÚLTIMA 
HORA, 1953i, p. 3). Como estratégia, o jornal se 

dirigiu aos agentes políticos em apelo para que 
estes atuassem de acordo com o “bem coletivo” 
– lembrando aos representantes senatoriais que 
honrassem as suas responsabilidades para com seus 
eleitores. E, a fim de alertar que não era obrigatório 
a um udenista defender a tese liberal no setor do 
petróleo, em 18 de novembro de 1953 o jornal 
lembrou os senadores da adesão dos deputados do 
partido ao monopólio estatal que tanto condenara 
anteriormente (ÚLTIMA HORA, 1953j, p. 3).

A dedicação à defesa do acordo estabelecido 
pelos deputados fez com que o periódico insistisse 
no abandono das discussões ideológicas. Porém, 
para solucionar o paradoxo entre a sua posição 
anterior contrária ao monopólio e sua adesão, 
agora, a esta tese – paradoxo que poderia colocar o 
jornal diante de um sério problema de credibilidade 
junto aos leitores –, o Última Hora justificou a 
nova “bandeira” como uma opção pela “harmonia” 
entre as diversas forças em luta, mesmo que ela 
própria não se identificasse ideologicamente 
com a mesma. Era, acima de tudo, uma “opção 
pelo Brasil” em torno da qual, pregava-se, todos 
deveriam dar a sua cota de sacrifício, inclusive o 
periódico de Samuel Wainer.12

O Correio da Manhã – em uma só defesa

Em consonância com a Última Hora na fase 
de avaliação do projeto na Câmara Baixa, o Correio da 
Manhã lançou luzes sobre o debate acerca da questão 
do petróleo procurando entender – e, assim, aceitar 
– o projeto de Vargas pelo viés do pragmatismo e 
não dos enfrentamentos ideológicos. Seguindo uma 
linha convergente, mesmo que involuntária, com a 
UH, o tradicional matutino carioca salientou que as 
ambições partidárias não deveriam estorvar uma 
matéria de perfil estritamente técnico.13

O jornal sustentou que a proposta flexível 
de Vargas contemplava os tópicos indispensáveis 
à exploração do petróleo no Brasil, comportando 
ao mesmo tempo a eficiência, ao contar com 
a participação ativa do capital privado, e a 
salvaguarda dos interesses nacionais, ao garantir 
a ingerência do Estado. Ainda que o Correio não 
tenha se manifestado em total acordo com o plano 



108

Cadernos do CEOM, Chapecó (SC), v. 30, n. 47, p. 104-114 Dez/2017

governista do petróleo, sua linha de ação não condiz 
com a representação de um jornal antivarguista. 
Como podemos ver no editorial de 8 de dezembro 
de 1951, quando o diário afirmou que Vargas, ao 
propor uma empresa de economia mista e não 
uma estatal, “[...] procurou situar-se naquilo que 
lhe pareceu ser o ponto ótimo entre a eficácia e a 
garantia dos interesses nacionais”, ou seja, “[...] um 
nacionalismo acentuado – mais de 70% do capital 
serão controlados por órgãos públicos e cidadãos 
brasileiros – e um estatismo moderado” (CORREIO 
DA MANHÃ, 1951, p. 4). Ainda, segundo o jornal, 
“a orientação adotada parece combinar o realismo 
econômico com a defesa dos interesses nacionais”, 
tendo em vista que o governo “[...] deu à empresa a 
forma de sociedade anônima, a fim de lhe emprestar 
a máxima flexibilidade comercial” (CORREIO DA 
MANHÃ, 1951, p. 4).

A decepção do Correio da Manhã com a 
atuação udenista foi outro ponto de convergência 
com a Última Hora, sobretudo no que se referia à 
suposta negligência da UDN com seus compromissos 
doutrinários e ao vínculo estabelecido com o 
comunismo, ainda que apenas por estratégia 
oposicionista. O Correio da Manhã, além de clamar 
para que a UDN seguisse o “seu programa” liberal 
no setor, sugeriu que o “partido do Brigadeiro” 
liderasse a contestação da “Campanha do Petróleo 
é Nosso” (CORREIO DA MANHÃ, 1952a, p. 4). 
As críticas do Correio da Manhã à tese udenista 
ficaram particularmente evidentes em 11 de maio 
de 1952, na condenação do jornal à “III Convenção 
do Petróleo”, na qual o Centro de Estudos e Defesa 
do Petróleo e da Economia Nacional (CEDPEN) 
aderiu ao projeto udenista da ENAPE (CORREIO 
DA MANHÃ, 1952a, p. 4). 

Na esteira do que já identificamos com a 
Última Hora, o Correio passou a classificar a postura 
da UDN como mero “oportunismo político”, 
condenando o partido por agir em favor de suas 
“conveniências eleitorais” em detrimento dos 
“interesses da Nação”, como podemos perceber no 
editorial de 9 de setembro de 1952, onde se afirmou: 

Contra esse grupo de ‘O petróleo 
é nosso’, [...] devem os brasileiros 
agir com firmeza, com vigilância. 

Principalmente porque, por 
considerações de popularidade fácil, 
partidos como a UDN vieram engrossar 
a corrente comunista na oposição ao 
projeto governamental da Petrobras. 
(CORREIO DA MANHÃ, 1952d, p. 4).

Em outras palavras, temos o jornal 
considerado “udenista” e antivarguista em pleno 
combate à posição assumida pela UDN e em franca 
associação à proposta de Vargas nesta etapa do 
processo de criação da Petrobras. Constatação que 
deve servir, ao menos, para colocar dúvidas sobre as 
associações lineares que se fazem entre o Correio da 
Manhã e o “partido do Brigadeiro”.

De outra parte, na medida em que partidos 
como a UDN falhavam em sua missão de combater 
a “Campanha do Petróleo É Nosso” e a tese do 
monopólio estatal do petróleo, o Correio da Manhã 
tomou para si o protagonismo de lutar contra esta 
proposta. De forma sintomática, em 6 de julho de 
1952 defendeu com estes termos a importância da 
campanha que decidiu adotar em suas páginas:

Este jornal se propõe a fazer um esforço 
de esclarecimento da opinião pública. 
Mostraremos que a participação 
estrangeira, devidamente controlada, é a 
mais vantajosa forma para a exploração 
do petróleo. [...] Conhecemos a onda 
que vai desencadear nossa atitude. 
Sabemos que o PCB e suas linhas 
auxiliares mobilizarão contra nós todo o 
seu poder difamatório. Não será por isso, 
no entanto, que deixaremos de cumprir 
nosso dever de bem informar o público 
e de defender os interesses do país. 
(CORREIO DA MANHÃ, 1952b, p. 4). 

Como vemos no trecho citado, o eixo 
argumentativo do Correio da Manhã passa a ser a 
defesa da participação estrangeira na exploração 
do petróleo brasileiro, tendo em vista as carências 
nacionais, tanto em recursos técnicos, quanto 
em financeiros. Entretanto, como uma espécie de 
“vacina ideológica”, esse jornal procurou salientar 
que pleitear a participação internacional não 
significava cegar os seus olhos frente aos possíveis 
inconvenientes desta presença, como os desvios dos 
lucros extraídos da exploração petrolífera para além 



Uma lanterna bruxuleante: a representação da UDN durante a criação da Petrobras  
na grande imprensa carioca (1952-1953) – Luis Carlos dos Passos Martins e Thiago Costa

109

dos interesses do país. Por isso, naquele momento, 
o Correio da Manhã destacou que a atuação do 
Estado ainda seria bem-vinda como reguladora da 
participação estrangeira, classificando a sua própria 
posição como de um “liberalismo moderado”, 
contrastando com orientações do liberalismo mais 
“radical” (ou neoliberalismo, como já se dizia 
na época) favorável às vantagens comparativas e 
defensor da “vocação agrícola do Brasil”. 

Em resumo, durante os debates na Câmara 
Baixa, ao Correio da Manhã se atribuiu o papel de 
instrumento esclarecedor da opinião pública sobre 
a importância da empresa mista como solução 
adequada ao país. Porém, quando o projeto do 
governo foi aprovado com a inclusão do monopólio 
estatal do petróleo, esse jornal não escondeu a sua 
decepção, especialmente com Vargas, porque este, 
na esteira da demagogia udenista, cedeu às hostes 
“nacionalistas” e abandonou a sua proposta original.14

Submetido ao exame do Senado da 
República, o projeto do petróleo novamente recebeu 
atenção especial pelo Correio da Manhã em 11 de 
abril de 1953. Os parlamentares que pleiteavam 
a incorporação das emendas liberais no plano 
petrolífero ganharam no jornal um aliado valoroso 
(CORREIO DA MANHÃ, 1953e, p. 4). O jornal 
continuou em sua orientação a favor da empresa de 
economia mista, com espaço para investimentos 
internos, bem como para a participação técnica e 
financeira internacional – buscando se afastar do 
estigma de subordinação aos trustes petrolíferos. 
Sua meta essencial continuava sendo o combate 
à solução monopolista vinda da Câmara, para o 
que, como se percebe, reforçou a sua adesão à 
proposta inicial de Vargas, não poupando críticas 
ao governo por ter abandonado o seu próprio 
projeto. Entretanto, em nossa pesquisa, não 
encontramos no jornal um destaque ou elogio 
dado à UDN nas propostas que os senadores 
fizeram em prol da liberalização do projeto do 
petróleo. No lugar disto, o jornal preferiu elogiar 
o Senado como instituição política que cumpria 
o seu dever patriótico ao possibilitar, segundo o 
Correio da Manhã do dia 28 de maio de 1953, que 
este projeto voltasse aos termos originais com 
que Vargas o apresentou à Nação:

Não se trata mais, portanto, para o 
Senado, de adotar a fórmula idealmente 
ótima. Trata-se de evitar ou não a ruína 
nacional. É um desses momentos em 
que o Senado é convocado para agir não 
como ponto de confluência de partidos, 
mas como suprema instância legislativa 
do país. (CORREIO DA MANHÃ, 
1953f, p. 4). 

Diário de Notícias – entre as duas teses

Inicialmente, quando o programa do 
petróleo de Vargas foi anunciado, o jornal Diário 
de Notícias se absteve de externar diretamente a sua 
orientação doutrinária sobre o tema. Entretanto, 
o periódico de Orlando Dantas não se eximiu de, 
na contramão dos jornais antes abordados, rejeitar 
e desferir densas críticas ao projeto do governo. 
O jornal acusou a empresa de economia mista 
proposta por Getúlio de ser vulnerável à invasão 
de trustes, insinuando, inclusive, que o próprio 
presidente estaria de “maquinações” com o capital 
internacional. Em síntese, a grande bandeira do 
Diário foi o suposto risco de perda da soberania 
nacional para grupos econômicos estrangeiros 
aberto pelo programa de Getúlio.15

Dessa maneira, na contramão da linha 
adotada pelos demais órgãos de imprensa, o Diário 
de Notícias não condenou a interferência política 
sobre o tema. Ao contrário, na medida em que 
o projeto varguista pudesse ameaçar a soberania 
nacional, os debates políticos se tornavam ainda 
mais necessários, para o jornal. E, no que se refere 
ao tema específico deste artigo, demonstrou amplo 
apoio à UDN e à sua proposta de monopólio estatal do 
petróleo.16 Convergentemente com esta alternativa, 
o periódico de Dantas não procurou contrastar 
esta posição do “partido do Brigadeiro” com o seu 
histórico apoio ao liberalismo no setor petrolífero. 
Mais do que isso, os seus articulistas resgataram o 
passado udenista de oposição à ditadura de Vargas 
no Estado Novo, colocando o projeto da ENAPE em 
uma linha de coerência com esta posição “sólida” 
antigetulista.17 Ou seja, Getúlio se constituía como 
o alvo central do periódico em relação ao tema, 
decorrendo daí a sua busca de aliados no front 
“nacionalista” contra Vargas, mesmo nas fileiras 



110

Cadernos do CEOM, Chapecó (SC), v. 30, n. 47, p. 104-114 Dez/2017

que teriam as menores probabilidades ideológicas 
de ocupar este lugar.

As acusações de facilitação à dominação 
estrangeira atribuídas ao projeto do governo 
traziam, porém, o risco de a posição do Diário de 
Notícias ser vista como uma temerária aproximação 
com o “comunismo”. Alguns articulistas 
importantes do jornal, como Rafael Correia de 
Oliveira e Joel Silveira, procuraram rechaçar esta 
possível interpretação associando-se ou dando 
voz a antigos e empedernidos combatentes 
do “perigo vermelho” que igualmente tinham 
se tornado novatos defensores do monopólio 
estatal do petróleo. Decorre daí, provavelmente, a 
importância do endosso a posição da UDN e de 
outros baluartes do conservadorismo, como o ex-
presidente da República, o general Dutra (DIÁRIO 
DE NOTÍCIAS, 1952a, p. 5). Todavia, no que tange à 
posição oficial do Diário de Notícias, este se mostrou 
comedido ao não explicitar uma postura ideológica, 
insinuando apenas a necessidade de discussão do 
problema, sem apontar com clareza uma solução.

No decorrer das votações na Câmara dos 
Deputados, em uma flagrante contradição com a 
posição inicial, o Diário de Notícias assumiu uma 
postura tímida, não fazendo menções à inclusão do 
monopólio estatal no programa do governo e dando 
ênfase aos aspectos “liberais” do projeto que iria para 
análise no Senado. De qualquer maneira, Vargas 
continuou a ser o alvo essencial, não importando 
muito a corrente ideológica sobre a qual desejasse 
navegar com o seu programa.18 No que concerne à 
atuação udenista, que aceitou o projeto do governo 
com a manutenção das refinarias privadas, o jornal 
optou pelo silêncio, abstendo-se de criticar o seu 
aliado de até pouco tempo. 

Durante a fase de tramitação do projeto 
no Senado, o Diário de Notícias foi o jornal que 
menos cobertura deu aos acontecimentos finais da 
questão do petróleo. Seus espaços de reportagem 
demonstraram equilíbrio de informações acerca das 
duas “soluções” para o problema petrolífero, embora 
esse periódico ainda apresentasse inclinação ao 
monopólio estatal, como evidenciou a matéria que 
cobriu a votação final no Senado.19 No entanto, 
em seus editoriais, o Diário de Notícias passou a 

assumir uma posição oficial sobre a contenda do 
petróleo, a qual não deixa de gerar surpresa, na 
medida em que começou a advogar pelo modelo de 
empresa de economia mista, sem jamais mencionar 
as iniciativas originais de Vargas nesta direção.20

Por conseguinte, percebe-se um curioso e 
sinuoso posicionamento do Diário de Notícias no que 
diz respeito à questão do petróleo. Primeiramente, 
desde o surgimento do Estatuto do Petróleo, o 
jornal mostrou-se um defensor intransigente do 
monopólio estatal, seguindo a mesma posição 
durante a apresentação das Mensagens Presidenciais 
em 1951 e ao longo dos debates na Câmara Baixa, 
quando desaprovou o modelo sugerido por Vargas. 
Entretanto, ao ser incluído o monopólio estatal no 
programa varguista e este ir para debate no Senado, 
o Diário de Notícias foi mudando sua posição, 
adotando o modelo de economia mista para a 
“solução” do problema do petróleo na medida em 
que Vargas se distanciava deste modelo...

Conclusão

Podemos observar padrões distintos no que 
concerne às atuações dos três jornais cariocas e suas 
representações sobre a UDN no caso da criação da 
Petrobras. 

O jornal Última Hora, ao se associar às 
escolhas políticas do governo, acabou oscilando 
entre a defesa da empresa de economia mista e o 
monopólio estatal parcial do petróleo. Diante deste 
paradoxo, procurou, como forma de conciliar o 
seu apoio a Getúlio Vargas com um mínimo de 
coerência doutrinária, justificar o seu suporte à 
tese monopolista como um “sacrifício” em nome 
da conciliação e dos interesses do Brasil. O Diário 
de Notícias, por seu turno, caracterizou-se por ter 
grande flexibilidade de posicionamento, na medida 
em que moldou o seu discurso com o propósito 
de combater Vargas e o programa do petróleo, em 
um verdadeiro jogo de espelhos com o governo. 
Já o Correio da Manhã, após defender a forma da 
empresa de economia mista como modelo mais 
adequado ao Brasil, manteve-se coerente com esta 
alternativa até o fim do processo, apoiando Vargas 
quando este apresentou a sua proposta original e 



Uma lanterna bruxuleante: a representação da UDN durante a criação da Petrobras  
na grande imprensa carioca (1952-1953) – Luis Carlos dos Passos Martins e Thiago Costa

111

combatendo o presidente quando ele modificou o 
seu projeto em busca de um acordo político. 

Na mesma medida, o posicionamento 
desses jornais em relação à UDN variou conforme 
o próprio partido do Brigadeiro se situava frente 
ao tema do petróleo e ao governo Vargas. No 
caso da do jornal Última Hora,, encontramos, no 
geral, críticas pesadas quando o partido se opôs 
às propostas de Vargas, apoiando o monopólio ou 
defendendo o liberalismo. Nos raros momentos em 
que a UDN convergiu com Getúlio, o jornal ficou 
entre a condescendência ou omissão diante deste 
aliado improvável. Já o Diário de Notícias tendeu 
a ver neste partido um parceiro no seu acirrado 
antivarguismo, elogiando-o nas vezes em que ele 
assumiu a crítica “nacionalista” aos programas do 
governo e silenciando nas oportunidades em que 
retornou à posição liberal. Por fim, o Correio da 
Manhã, longe de trilhar um caminho “udenista” 
como por vezes lhe é atribuído, foi muito crítico 
à UDN por seu oportunismo político e falta de 
coerência doutrinária, não se preocupando em 
ressaltar o partido sequer no momento em que os 
seus senadores quiseram “liberalizar” a Petrobras. 

Em suma, vemos como a relação entre 
jornais e partidos políticos podia ser complexa 
quando interesses e questões importantes estavam 
em jogo nos anos de 1950, como no caso do 
petróleo. Embora este artigo esteja longe de ser 
conclusivo, ele pretende alertar para a necessidade 
de aprimoramento teórico-metodológico no 
tratamento do vínculo entre os grandes jornais e 
a política no período em questão, a qual não pode 
mais ser compreendida apenas pelos parâmetros 
simplistas apontados na introdução.

Notas

1 Conforme aponta Afonso Albuquerque (1998,  
p. 9), o paradigma da manipulação da notícia, ainda 
hegemônico nos estudos de comunicação nos anos 1990-
2000, pode ser resumido da seguinte maneira: partindo-
se da constatação de que a imprensa apresenta uma visão 
que se considera parcial ou distorcida da “realidade”, 
conclui-se obrigatoriamente que isto foi resultado da 
manipulação consciente da informação com vista a 
atender os interesses superiores que se impuseram sobre 
os jornais.

2 Em relação à crítica a esta última noção, ver o trabalho 
de Abreu e Lattmann-Welltmann (1996).

3 Devemos lembram que o projeto original determinava 
que a União deveria deter o controle acionário da 
Pretrobras, tendo em vista que seria proprietária, por 
lei, de 51% de suas ações ordinárias da nova empresa, 
ou seja, daquelas que dão direito a voto no Conselho 
Diretivo da companhia. Ademais, a participação de 
capital privado se daria preferencialmente mediante 
impostos compulsórios a serem pagos pelos compradores 
de carros e consumidores de gasolina, sendo permitido 
que 15% deste montante fosse de origem estrangeira. 
Porém, o texto legal que propunha a criação da Petrobras 
abria a possibilidade de se ampliar o escopo de acionistas 
da empresa mediante venda de ações no mercado de 
capitais. Apesar de o documento prescrever que somente 
seriam vendidas ações preferenciais – ou seja, que não 
dão direito a voto, mas apenas a divisão dos lucros – os 
“nacionalistas” condenaram este dispositivo, vendo nele 
uma alternativa para o controle acionário da empresa 
pelos trustes internacionais do petróleo. Quanto a estes 
detalhes, consultar: Cohn (1968).

4 Quanto a estas posições ver: Martins (2010) e Carvalho 
Jr. (2005).

5 Os jornais foram consultados entre dezembro de 1951 
e outubro de 1953, e encontram-se disponíveis no site da 
Hemeroteca Digital da Fundação Biblioteca Nacional: 
<http://bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital>.

6 As manchetes Última Hora, de 6 de dezembro de 
1951, com as quais o projeto de Vargas é anunciado: 
“Vargas convoca o povo para a campanha de libertação”, 
e “Governo e povo derrotam os monopólios”, oferecem 
bons indícios de como esse jornal pretendia representar 
o programa do petróleo de Getúlio (ÚLTIMA HORA, 
1951a, p. 1). 

7 Na coluna Barômetro Econômico já havia aparecido 
a seguinte crítica ao partido: Neste sentido, a coluna 
“Barômetro Econômico”, por exemplo, criticou a UDN da 
seguinte forma: “Não só a extrema esquerda, comunista e 
trabalhista, se batem pela estatização do petróleo [...]; um 
dos partidos conservadores, tradicionalmente defensor 
da iniciativa privada em face da tendência do Estado 
para empreender a solução dos grande problemas do 
país, adere à corrente do monopólio estatal sem muitas 
considerações sobre o seu passado, pelos interesses 
econômicos da Nação, ou pela sua própria defesa” 
(ÚLTIMA HORA, 1952c, p. 6) 

8 Em 15 de maio de 1952, a coluna “Barômetro 
Econômico” afirmou que a proposta da criação da 
ENAPE suscitava muitas suspeitas, ainda mais “saída de 
um partido conservador como a UDN. Os propósitos 
que animaram seus autores são, evidentemente, de ordem 
político-partidários, pouco tendo a ver com o problema 
do petróleo” (ÚLTIMA HORA, 1952d, p. 6). Em no 
editorial de 16 de maio de 1952, comparando o projeto 
da UDN e o programa de Vargas (“PETROBRAS x 



112

Cadernos do CEOM, Chapecó (SC), v. 30, n. 47, p. 104-114 Dez/2017

ENAPE”), o jornal foi mais além, citando que prevaleceu 
“[...], portanto, na UDN, o objetivo protelatório da ala 
demagógica do partido contra a orientação esclarecida 
do seu presidente. A demagogia pequeno-burguesa 
não vacilou, mais uma vez, em prejudicar os interesses 
nacionais, em proveito de duvidosos sucessos eleitorais” 
(ÚLTIMA HORA, 1952e, p. 3).

9 Ver quanto a esta estratégia do jornal como linha 
editorial em outros temas o trabalho de Goldenstein 
(1987).

10 Como podemos perceber pela seguinte reportagem 
“Vitória da Petrobras na Câmara”: “Será, hoje, 
finalmente, a votação da Petrobras na Câmara dos 
Deputados. A proposição para a solução do problema de 
nossas reservas petrolíferas terá a sua marcha acelerada 
no período da votação, em face do entendimento a que 
chegaram os líderes da maioria e da minoria no decurso 
da semana que findou. Em torno da quase unanimidade 
das disposições contidas no projeto da Petrobras houve 
conciliação (ÚLTIMA HORA, 1952g, p. 1).

11 Como podemos ver pelo próprio título da matéria 
de 30 de maio de 1953: “Ampla vitória do governo 
no Senado: O petróleo não será entregue aos trusts” 
(ÚLTIMA HORA, 1953h, p. 3).

12 Em 18 de novembro de 1953, o Última Hora publicou: 
“Ora, a nação conhece, minuciosamente, o que foi o 
dramático debate do petróleo na Câmara dos Deputados. 
E presenciou, sob aplausos, o procedimento do Governo, 
receptível às reivindicações doutrinárias dos demais 
parlamentares. Daí surgiu a Petrobras, agora, como 
a média do pensamento político brasileiro a respeito 
do problema do petróleo. A solução ali apresentada, 
se consulta aos mais altos interesses do país, pelo seu 
caráter nacionalista, sem prejudiciais exageros, ganha 
plena autoridade por ser o resultado de uma conciliação 
das nossas forças políticas atuantes. Falaram os partidos, 
trabalharam os líderes, manifestaram-se os congressistas 
– e a ‘Petrobras’ foi encaminhada ao Senado baseada 
nessa incontestável autoridade partidária (ÚLTIMA 
HORA, 1953j, p. 3).

13 O Correio da Manhã condenou arduamente a 
forma como o tema vinha sendo debatido quando 
da apresentação do programa de Vargas. No dia 08 de 
dezembro de 1951, ao tratar do projeto do governo, 
o jornal ressalta que a “matéria exige, portanto, a 
colaboração independente de todos os brasileiros” e que 
ela é “do mais relevante interesse público e, ao mesmo 
tempo, de caráter absolutamente técnico”. Desta forma, 
“é indispensável que o projeto do governo seja escoimado 
de qualquer empirismo e apreciado sem o menor cunho 
partidário, quer favorável, quer adverso” (CORREIO DA 
MANHÃ, 1951, p. 4).

14 Em um contundente editorial, o jornal pergunta: “Por 
que adotou o governo a fórmula nacional-comunista? 
Que fins procurou atingir? ” O próprio Correio responde: 
“A resposta, única e verdadeira, é a seguinte: porque o 

sr. Getúlio Vargas, diante da voga de que goza o slogan 
do ‘petróleo é nosso’ nos meios mais primários do país, 
deseja encampar essa chapa para uso próprio. Então se 
dirá que ‘ele disse que o petróleo é nosso’. E isso é que é o 
nacionalismo, segundo o sr. Getúlio Vargas (CORREIO 
DA MANHÃ, 1952c, p. 4).

15 O que podemos resumir por este editorial do Diário 
de Notícias (1951, p. 4): “Examinar o projeto à base da 
tese nacionalista e criticá-lo severamente porque, além 
de representar uma concessão a empresas estrangeiras, 
obriga o povo a contribuir para o esforço de ganho das 
companhias alienígenas; achar conveniente a solução 
encontrada pelo governo e ter cuidado na enunciação da 
verdade, implícita no projeto, apesar de todos os disfarces, 
que a colaboração estrangeira se tornou imprescindível e 
a administração do Brasil não lhe pode fugir”.

16 Como podemos notar nos títulos das seguintes 
reportagens: “Manifesta-se a UDN pela exploração 
estatal do Petróleo” (DIÁRIO DE NOTÍCIAS, 1952c,  
p. 3) e “Congratulação com a UDN pela adoção da tese do 
monopólio estatal” (DIÁRIO DE NOTÍCIAS, 1952d, p. 3).

17 Lembrando o papel do partido na queda de Getúlio, 
em 1945, o articulista Rafael Oliveira salientou: “Se o 
partido tomar em 1952, a posição que assumiu em 1945, 
passará à história, definitivamente, com a mais fecunda 
e gloriosa força política do Brasil em todos os tempos.  
E poderá plantar nas suas linhas invictas o estandarte da 
soberania nacional triunfante, sem abalos perigosos nem 
derramamento de sangue – nos moldes civilizados da 
abolição” (DIÁRIO DE NOTÍCIAS, 1952b, p. 5),

18 Conforme se lê, em 21 de junho de 1952, no 
editorial do Diário de Notícias: em um editorial do DN:  
No Catete, o “ex-ditador embarca noutra canoa, e 
lança ao mar [(...]) a tese, a bandeira do ‘monopólio 
estatal’, que notoriamente arvorou durante a campanha 
presidencial, por ser a mais popular, por conseguinte, 
a mais própria para a colheita de voto” (DIÁRIO DE 
NOTÍCIAS, 1952e, p. 4). 

19 O Diário de Notícias, em 10 de junho de 1953, 
menciona: “Vitoriosa, no conjunto da votação do 
Senado, a tese monopolista do Petróleo”, e, depois pelo 
texto: “congratulando-se (os senadores) com a Casa pelo 
estudo profundo e minucioso do importante problema 
da exploração do petróleo brasileiro. Também o sr. 
Domingos Velasco salientou a vitória, depois de longa 
luta, da tese do monopólio estatal, e o aperfeiçoamento 
do projeto através de emendas, principalmente as de 
iniciativa do Sr. Alberto Pasqualini” (DIÁRIO DE 
NOTÍCIAS, 1953g, p. 3).

20 Nas palavras do jornal, publicadas em 24 de abril 
de 1953, a única solução para o problema do petróleo 
era aquela que “assegurasse à União, as autarquias ou 
empresas paraestatais, a maioria de ações na sociedade de 



Uma lanterna bruxuleante: a representação da UDN durante a criação da Petrobras  
na grande imprensa carioca (1952-1953) – Luis Carlos dos Passos Martins e Thiago Costa

113

economia mista a se constituir, atendendo a que o capital 
particular nacional ou alienígena pudesse igualmente 
subscrever ações até o limite previsto em lei, assegurando 
aos acionistas direito que a legislação já concede de voto 
em assembleias da sociedade” (DIÁRIO DE NOTÍCIAS, 
1953f, p. 4).

Referências 

ABREU, A.; Lattmann-Welltmann, F. 
Fechando o cerco: a imprensa e a crise de agosto de 
1954. In: GOMES, Â. (Org.). Vargas e a crise dos anos 
50. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994. p. 23-60

______. A Imprensa em Transição: O Jornalismo 
Brasileiro nos anos 50. Rio de Janeiro Fundação 
Getúlio Vargas, 1996.

ALBUQUERQUE, A. Manipulação editorial e 
produção da notícia: dois paradigmas da análise da 
cobertura jornalística da política. In: RUBIM, A. A. 
C.; BENTZ, I. M. G.; PINTO, M. J. (Org.). Produção 
e recepção dos sentidos midiáticos. Rio de Janeiro; 
Petrópolis: Vozes, 1998. p.9-27.

CARVALHO JR., C. A criação da Petrobras 
nas páginas dos jornais O Estado de São Paulo 
e Diário de Notícias. 2005. 180 f. Dissertação 
(Mestrado em História) – Programa de Pós-
Graduação em História, Faculdade de Ciências e 
Letras da Universidade Estadual Paulista “Júlio de 
Mesquita Filho”, Assis, 2005.

COHN, G. Petróleo e Nacionalismo. São Paulo: 
Difusão Européia do Livro, 1968. (Coleção Corpo 
e Alma do Brasil).

Correio da Manhã. Rio de Janeiro, 8 dez. 1951, 
cad. 1, p. 4. Disponível em: <http://bndigital.bn.gov.
br/hemeroteca-digital>. Acesso em: jul. 2015.

______. Rio de Janeiro, 11 maio 1952a, cad. 1,  
p. 4. Disponível em: <http://bndigital.bn.gov.br/
hemeroteca-digital>. Acesso em: jul. 2015.

______. Rio de Janeiro, 6 jul. 1952b, cad. 1,  
p. 4. Disponível em: <http://bndigital.bn.gov.br/
hemeroteca-digital>. Acesso em: jul. 2015.

______. Rio de Janeiro, 3 set. 1952c, cad. 1,  
p. 4. Disponível em: <http://bndigital.bn.gov.br/
hemeroteca-digital>. Acesso em: jul. 2015.

______. Rio de Janeiro, 9 set. 1952d, cad. 1,  
p. 4. Disponível em: <http://bndigital.bn.gov.br/
hemeroteca-digital>. Acesso em: jul. 2015.

______. Rio de Janeiro, 11 abr. 1953e, cad. 1,  
p. 4. Disponível em: <http://bndigital.bn.gov.br/
hemeroteca-digital>. Acesso em: jul. 2015.

______. Rio de Janeiro, 28 maio 1953f, cad. 1, 
p. 4. Disponível em: <http://bndigital.bn.gov.br/
hemeroteca-digital>. Acesso em: jul. 2015.

Diário de Notícias. Rio de Janeiro, 12 dez. 
1951, cad. 1, p. 4. Disponível em: <http://bndigital.
bn.gov.br/hemeroteca-digital>. Acesso em: jul. 
2015.

______. Rio de Janeiro, 19 mar. 1952a, cad. 1, 
p. 5. Disponível em: <http://bndigital.bn.gov.br/
hemeroteca-digital>. Acesso em: jul. 2015.

______. Rio de Janeiro, 30 abr. 1952b, cad. 1,  
p. 5. Disponível em: <http://bndigital.bn.gov.br/
hemeroteca-digital>. Acesso em: jul. 2015.

______. Rio de Janeiro, 1 maio 1952c, cad. 1,  
p. 3. Disponível em: <http://bndigital.bn.gov.br/
hemeroteca-digital>. Acesso em: jul. 2015.

______. Rio de Janeiro, 2 maio 1952d, cad. 1,  
p. 3. Disponível em: <http://bndigital.bn.gov.br/
hemeroteca-digital>. Acesso em: jul. 2015.

______. Rio de Janeiro, 21 jun. 1952e, cad. 1,  
p. 4. Disponível em: <http://bndigital.bn.gov.br/
hemeroteca-digital>. Acesso em: jul. 2015.

______. Rio de Janeiro, 24 abr. 1953f, cad. 1,  
p. 4. Disponível em: <http://bndigital.bn.gov.br/
hemeroteca-digital>. Acesso em: jul. 2015.

______. Rio de Janeiro, 10 jun. 1953g, cad. 1,  
p. 3. Disponível em: <http://bndigital.bn.gov.br/
hemeroteca-digital>. Acesso em: jul. 2015.



114

Cadernos do CEOM, Chapecó (SC), v. 30, n. 47, p. 104-114 Dez/2017

GOLDENSTEIN, G. Do jornalismo político à 
indústria cultural. São Paulo: Summus, 1987.

LAURENZA, A. M. A. Lacerda x Wainer: o Corvo 
e o Bessarabiano. 2 ed. São Paulo: Ed. SENAC, 1998.

MARTINS, L. C. P. A grande imprensa “liberal” 
da Capital Federal (RJ) e a política do segundo 
governo Vargas (1951-1954): conflito entre projetos 
de desenvolvimento nacional. 2010. 360 f. Tese 
(Doutorado em História) - Pontifícia Universidade 
Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

MIRANDA, M. T. O Petróleo É Nosso: a luta contra 
o “entreguismo” pelo monopólio estatal (1947-
1953) (1953-1981). Petrópolis: Vozes, 1983.

MOURA, G. A Campanha do Petróleo. Rio 
de Janeiro: Brasiliense, 1986. (Coleção Tudo É 
História).

PEREIRA, J. S. Petróleo, Energia Elétrica, 
Siderurgia: A luta pela emancipação. Rio de Janeiro: 
Paz e Terra, 1975.

RIBEIRO, A. P. G. Jornalismo, literatura e política: a 
modernização da imprensa carioca nos anos 1950. 
Estudos Históricos, Mídia, n. 31, p. 147-160, 2003.

SILVA, H. 1954: Um tiro no coração. Rio de Janeiro: 
Civilização Brasileira, 1978.

SODRÉ, N. W. História da imprensa no Brasil. São 
Paulo: Martins Fontes, 1983.

Última Hora. Rio de Janeiro,  6 dez. 1951a,  
cad. 1, p. 1. Disponível em: <http://bndigital.bn.gov.
br/hemeroteca-digital>. Acesso em: dez. 2015.

______. Rio de Janeiro, 7 dez. 1951b, cad. 1,  
p. 1. Disponível em: <http://bndigital.bn.gov.br/
hemeroteca-digital>. Acesso em: dez. 2015.

______. Rio de Janeiro, 14 maio 1952c, cad. 1,  
p. 6. Disponível em: <http://bndigital.bn.gov.br/
hemeroteca-digital>. Acesso em: dez. 2015.

______. Rio de Janeiro, 15 maio 1952d, cad. 1, 
p. 6. Disponível em: <http://bndigital.bn.gov.br/
hemeroteca-digital>. Acesso em: dez. 2015.

______. Rio de Janeiro, 16 maio 1952e, cad. 1,  
p. 3. Disponível em: <http://bndigital.bn.gov.br/
hemeroteca-digital>. Acesso em: dez. 2015.

______. Rio de Janeiro, 6 jun. 1952f, cad. 1,  
p. 3. Disponível em: <http://bndigital.bn.gov.br/
hemeroteca-digital>. Acesso em: dez. 2015.

______. Rio de Janeiro, 1 set. 1952g, cad. 1,  
p. 1. Disponível em: <http://bndigital.bn.gov.br/
hemeroteca-digital>. Acesso em: dez. 2015.

______. Rio de Janeiro, 30 maio 1953h, cad. 1, 
p. 2. Disponível em: <http://bndigital.bn.gov.br/
hemeroteca-digital>. Acesso em: dez. 2015.

______. Rio de Janeiro, 7 ago. 1953i, cad. 1,  
p. 3. Disponível em: <http://bndigital.bn.gov.br/
hemeroteca-digital>. Acesso em: dez. 2015.

______. Rio de Janeiro, 8 nov. 1953j, cad. 1,  
p. 3. Disponível em: <http://bndigital.bn.gov.br/
hemeroteca-digital>. Acesso em: dez. 2015.

WIRTH, J. D. A Política do desenvolvimento na 
Era de Vargas. Tradução de Jefferson Barata. Rio de 
Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1973. 


