Entre imagens e memórias: representações sociais de criança e infância na imprensa escrita em Chapecó (SC) na década de 1970

Autores

  • Aline Fatima Lazarotto Unochapecó

Palavras-chave:

cerâmicas arqueológicas, arqueometria, métodos analíticos

Resumo

Os meios de comunicação compõem-se em um instrumento privilegiado para compreender a história, e “[...] constitui-se como um bom material de análise sociológica onde se manifestam as concordâncias de uma cultura, sua lógica interna, suas contradições.” (FUKUI; SAMPAIO; BRIOSCHI, 1985, p. 32). Essa será representada por quatro jornais que circularam na década de 1970 em Chapecó (SC). O olhar dirigido à imprensa em determinado momento da história justifica-se na tentativa de captar elementos para a compreensão de determinadas formas de tratamento jornalístico dispensados à criança e à infância, constituindo-se em representações sociais que determinam modelos de sujeitos e direcionam práticas sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Fatima Lazarotto, Unochapecó

Possui Pedagogia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora titular, coordenadora do Curso de Educação Especial e coordenadora do Projeto Pedagogia na Rua da Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Tem experiência na área de Educação , com ênfase na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Representações Imaginário Docente, Direitos da Criança, Infância e imprensa, Didática.

Downloads

Publicado

2016-06-06