Entre imagens e memórias: representações sociais de criança e infância na imprensa escrita em Chapecó (SC) na década de 1970
Palavras-chave:
cerâmicas arqueológicas, arqueometria, métodos analíticosResumo
Os meios de comunicação compõem-se em um instrumento privilegiado para compreender a história, e “[...] constitui-se como um bom material de análise sociológica onde se manifestam as concordâncias de uma cultura, sua lógica interna, suas contradições.” (FUKUI; SAMPAIO; BRIOSCHI, 1985, p. 32). Essa será representada por quatro jornais que circularam na década de 1970 em Chapecó (SC). O olhar dirigido à imprensa em determinado momento da história justifica-se na tentativa de captar elementos para a compreensão de determinadas formas de tratamento jornalístico dispensados à criança e à infância, constituindo-se em representações sociais que determinam modelos de sujeitos e direcionam práticas sociais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar, em nota, a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.