Ecomuseu de Itaipu e Programa Cultivando Água Boa: gestão patrimonial comunitária na Bacia Paraná 3
Palavras-chave:
Ecomuseu, Itaipu, Água Boa, Memória, Patrimônio, Museologia SocialResumo
Este artigo apresenta um histórico da atuação do Ecomuseu de Itaipu junto aos municípios da área de influência da Itaipu Binacional nos seus 27 anos de existência. Trata também da integração da proposta do Ecomuseu de Itaipu Binacional aos objetivos e estratégias do programa Cultivando Água Boa, criado para integrar e potencializar as ações socioambientais da empresa através da ampliação de sua missão realizada em 2003. Nesse contexto, apresenta a criação do Programa Valorização do Patrimônio Institucional e Regional como a formalização do Ecomuseu de Itaipu no planejamento estratégico da empresa e suas decorrências conceituais e práticas junto à comunidade. O instrumento de articulação regional adotado pelo Ecomuseu de Itaipu a partir dessas mudanças também é explicitado, trazendo a experiência da criação da Rede Regional de Museus, Memória e Patrimônio Natural e Cultural da Bacia Paraná 3 e as ações desenvolvidas ou previstas no escopo de sua atuação. Assim, destaca-se o papel do Ecomuseu de Itaipu enquanto agente estimulador e apoiador do desenvolvimento cultural da região a partir da efetivação de conceitos e práticas da museologia social ou comunitária.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Revista Cadernos do Ceom
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar, em nota, a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.