Cultura urbana de Fortaleza: reflexões sobre o lazer
Resumo
As práticas de lazer que se desenvolvem nas cidades, de um modo geral, estão intimamente ligadas à dinâmica das relações sociais desenvolvidas por seus habitantes. Neste contexto, estabelecem-se preferências e especialidades que conferem características específicas de cada urbe, embora atuem sobre elas os elementos presentes no sistema capitalista que acaba por fazer com que as cidades do mundo ocidental, particularmente as dos países mais pobre, enfrentem mais ou menos os mesmo tipos de problemas, não só com relação ao lazer mas também no que diz respeito às outras funções urbanas. Esse artigo trata da evolução das práticas de lazer na cidade de Fortaleza enfocando, de modo particular, a emergência dos clubes sociais como forma preferida de sociabilidade nos anos 1950-1970.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-07-31
Edição
Seção
Artigos
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar, em nota, a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.