CULTURA E MODO DE VIDA CAMPONÊS NO OESTE CATARINENSE: as bases para a organização e reação frente à crise dos anos 70
Resumo
O presente trabalho constitui-se em um estudo sobre a cultura e o modo de vida das populações camponesas do Oeste Catarinense, na forma como se caracterizavam no período imediatamente anterior ao processo de modernização da agricultura, ocorrido a partir da década de 70. É fruto de um processo de pesquisa desenvolvido no período de 1993 a 1995, e envolveu, além da consulta a estudos já existentes sobre o tema, uma pesquisa de campo baseada na coleta de histórias de vida de camponeses. A perspectiva teórica do estudo está embasada especialmente nas categorias de experiência humana, consciência afetiva e moral e cultura, desenvolvidas por Thompson (1981, 1984 e 1987), além de estudos mais específicos sobre campesinato.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-07-29
Edição
Seção
Artigos
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar, em nota, a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.