Estratégias e negociações: revisitando o caso da re(conquista) da Praça Fluminense em 1711
Resumo
Trabalhando com o período dos governos de D. Antônio de Albuquerque (1709-1713) e de D. Brás Baltasar da Silveira (1713-1717), o texto tem por finalidade perceber a utilização do chamado sistema de concessão de mercê como uma estratégia governativa empregada por ambos os governadores. Além disso, buscar-se-á demonstrar que aqueles homens inseridos em tal sistema também se valiam de diferentes estratégias com o intuito de obterem outras mercês e privilégios as quais, no final, confluíam para reforçar suas prerrogativas de mando. Para tanto, o texto abordará a expedição organizada por D. Antônio de Albuquerque com o intuito de livrar a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro da ocupação francesa de 1711.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-07-16
Edição
Seção
Artigos
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar, em nota, a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.