Políticas públicas municipais de memória e os usos da história: uma análise de caso
Resumo
Este texto é a apresentação dos resultados parciais da pesquisa de doutorado em História. A História Local tem sido, há muito tempo, promovida pelas administrações municipais. Atualmente, a demanda por memória e a patrimonialização da sociedade têm levado a adoção de políticas públicas de memória, ou de história, por parte das prefeituras. Este artigo pretende explorar como aconteceram esses processos de memorialização e usos da história nas prefeituras de Canoas e Porto Alegre, pois ambas criaram um programa de resgate da história dos bairros. Qual história foi resgatada? Que usos foram feitos dela? Estas questões serão trazidas para o debate à luz de autores como François Hartog e Pierre Nora.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-06-30
Edição
Seção
Artigos
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar, em nota, a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.