Caiçaras frente à mudança: Transformações na Comunidade de Camaroeiro em Caraguatatuba/SP (1950-2010)
Palavras-chave:
asdadaResumo
O presente artigo tem por objetivo analisar sob uma perspectiva histórica as transformações e as apropriações da cultura na comunidade caiçara de Camaroeiro em Caraguatatuba, Litoral Norte do estado de São Paulo, no decorrer da segunda metade do século XX e início do XXI. Nas últimas décadas a cultura caiçara experimentou fortes transformações, principalmente em seu elemento mais patente: o trabalho com a pesca e a relação do caiçara com o mar. Neste processo de mudanças alguns fatores foram determinantes para este fenômeno no município de Caraguatatuba, como a urbanização acelerada a partir da década de 1950. Neste contexto, as mudanças na paisagem, na sociedade e na economia provocaram alterações importantes na cultura caiçara e implicaram em diferentes formas de apropriação desta cultura. Dessa forma, este artigo visa analisar como tais fenômenos impactaram no cotidiano, nas relações e no modo de vida do caiçara, estabelecendo diálogo teórico e metodológico a partir da convergência de temas que compreendem a História e as Ciências Humanas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-06-30
Edição
Seção
Artigos
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar, em nota, a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.