EFEITO SINERGÉTICO DO BTI E PREDAÇÃO SOBRE A MORTALIDADE DE LARVAS DO MOSQUITO Aedes aegypti (LINNAEUS, 1762)

Autores

  • Gabriel De Carvalho
  • Gilberto Dinis Cozzer Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Renan de Souza Rezende Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Jacir Dal Magro Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Daniel Albeny Simões Universidade Comunitária da Região de Chapecó

DOI:

https://doi.org/10.24021/raac.v17i1.5179

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do uso de larvas predadoras da ordem Odonata (família Libellulidae) associado ao BTI na redução larval de mosquitos. Foi testada a hipótese de que na presença de larvas de predadores haveria aumento na mortalidade de larvas de A. aegypti causada pelo efeito sinergético do BTI juntamente com o predador. Larvas de A. aegypti e libélulas (Odonata: Libellulidae) foram oriundas de colônia laboratorial e coletas em campo, respectivamente. Os microcosmos contituiam-se de recipientes com capacidade para 300mL contendo 100mL de água com densidades de 100, 200, e 300 larvas de A. aegypti e uma larva do predador. Os tratamentos, BTI e BTI + Predador receberam 0,01ppm de BTI. O controle recebeu apenas as larvas de A. aegypti. Os resultados mostraram um efeito significativo do tratamento BTI + Predador apenas na menor densidade, elucidando o aparecimento de um efeito sinergético. Para as densidades de 200 e 300 larvas este efeito não foi observado. O aumento da densidade larval aumentou a taxa de predação, enquanto o efeito do BTI sobre a mortalidade diminuiu. Nossos resultados mostram que o efeito sinergético existe, mas que fatores dependentes da densidade podem ocultar tal efeito.

Biografia do Autor

Gilberto Dinis Cozzer, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Gillberto Dinis Cozzer é graduado em Ciências Biológicas (Bacharelado) pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Atualmente é bolsista técnico do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). As pesquisas estão voltadas para a área de Entomologia, principalmente comportamento de Culicídeos e ecologia de criadouros de mosquitos.

Renan de Souza Rezende, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Doutor em Ecologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Comunitária da Região de Chapecó. 

Jacir Dal Magro, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Doutor em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Comunitária da Região de Chapecó. 

Daniel Albeny Simões, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Doutor em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Comunitária da Região de Chapecó. 

Downloads

Publicado

2020-03-25

Edição

Seção

Artigos