No pavilhão de piscicultura da Efapi 2023, uma novidade gastronômica é atração para os visitantes. O torresmo de tilápia, produzido pelo frigorífico Pescatto, chama atenção por sua originalidade. A ideia surgiu no intuito de aproveitar mais partes dos peixes criados na propriedade da família Barp e desenvolver uma novidade neste mercado que está em ascensão.
A empresa familiar apresentou na Efapi 2023 o torresmo, que é feito com a pele do peixe através de um processo que conta com auxílio de máquinas para remoção de escamas, enquanto as demais etapas são desenvolvidas manualmente. Dono da empresa e criador de peixes, Almir Barp explica: “Tem todo um cuidado específico. Tiramos o filé da tilápia, ele vai para o gelo, depois para uma tiradeira de pele e a limpeza, que é muito cuidadosa. Ainda tem o ressecamento e outros processos. Demora em torno de três dias para a matéria-prima ficar pronta para o consumo”. Ele conta que faz aproximadamente quatro meses que começaram a desenvolver essa ideia, a fim de melhorar a qualidade para lançá-la no mercado.
Com tamanho potencial e originalidade, há um ano a família criadora e produtora de peixes resolveu mergulhar em um sonho: abrir o primeiro frigorífico de peixes da Região Oeste de Santa Catarina. Isso foi possível graças ao auxílio financeiro de bancos e da Prefeitura de Chapecó nas questões de maquinário, além de treinamentos e capacitações em piscicultura disponibilizados pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). Além do lançamento do torresmo de tilápia, a empresa também vende filé de tilápia empanado, filé de tilápia no palitinho, hambúrguer de tilápia, postas de bagres e carpas, carpas para grelha, entre outros.
O frigorífico fica localizado na propriedade da família, na Linha Simonetto, no interior de Chapecó. O local conta com 72 açudes. São 16 hectares e 80% desse território é alagado. Há um ano a Pescatto se inseriu no mercado da piscicultura e se destaca com a variedade de produtos e a inovação. Para maiores informações, contatar o número (49) 98424-4430.
Texto: Kenson Koskur Coelho e João Pedro Zatta Grolli
Fotos: João Pedro Zatta Grolli