Entenda como são feitas as projeções
Contando com 500 expositores, a expectativa da organização é de que sejam movimentados R$ 200 milhões em negócios e esperados meio milhão de visitantes. Os números impressionam, e a feira que não era realizada há seis anos, promete superar expectativas.
A coordenadora geral da Efapi 2023, Isabel Trierveiler Machado, primeira mulher a comandar a feira, explica que “são 56 anos de Efapi, 21 edições. A partir disso você já cria uma expectativa de público, investimentos e resultados. Quando pensamos, pegamos todas as informações que já tínhamos dos anos anteriores e projetamos esses números”, explica. As projeções de público foram criadas antes de saber quais seriam os shows programados e os R$200 milhões dos resultados foram feitos antes do 17º Salão do Imóvel ser incluído na feira.
“Quando você tem uma ideia, você precisa fazer com que ela se concretize. Uma Efapi diferente, com inovação, diversão, festa, agro, comércio, indústria, é uma oportunidade de depois de 6 anos vir e ver tudo que foi preparado”. Ela ainda acrescenta que imaginavam que seria grande, mas que ela vai sendo construída e melhorada.
Todos os dados e estimativas estão disponíveis no site da Efapi 2023, mas assim que a feira terminar, os resultados de cada negócio serão contabilizados, chegando a um denominador comum de resultados e público.
“Quando você pensa em uma feira desse tamanho, é necessário ter o produto pronto, organizado, sem nenhum defeito e é necessário um tempo de maturação para esse processo”, afirma Isabel.
Em cima dessa projeção se acredita que essa será a maior edição até hoje. “A cada ano a Efapi se supera e em 2023 não poderia ser diferente, já que tudo evolui, não tem como ela não evoluir também”, destaca. Isabel tem certeza que a cada ano será maior, pois uma feira que nasceu grande e hoje está maior ainda é um desafio para todos, e cada um faz sua parte para fazer a engrenagem funcionar.
A coordenadora sempre esteve presente em feiras, mas como expositora. Agora, com três anos trabalhando na Prefeitura Municipal de Chapecó, assumiu a grande responsabilidade que é coordenar a feira. “Isso tudo é como uma cidade, precisa pensar em cada detalhe. Começamos a falar da Efapi em janeiro de 2023, embora o período seja pequeno, tudo vai conforme planejado”, frisa.
Para Gilberto Fontana, gerente de controladoria e TI da Cooperalfa, a busca é por visibilidade. O objetivo é apresentar para o público a inovação, fazer com que o cliente saiba que a cooperativa está presente nos produtos das suas casas. “Mas temos uma meta, a de que passem 50 mil pessoas pelo nosso espaço”, afirma. Para maior fortalecimento da marca, a visitação do espaço por 10% do público total da feira seria um ótimo número de alcance.
A proprietária da DaLu Modas, Luciane Bradela, expositora da Efapi 2023, afirma que será uma feira diferente, e as expectativas são muito altas. “Quero vender muito! Divulgar a marca, captar clientes e realizar vendas”, comenta. A comerciante ainda diz que é preciso pagar os custos de estar presente e obter lucro. “Se vão passar 500 mil pessoas por aqui, espero ganhar um real por pessoa. Essa é minha projeção!”, afirma Luciane.
Texto: Emily Gilioli
Imagens: Jair Bach Filho