Final da etapa classificatória para o torneio Freio de Ouro foi realizada na Efapi

Final da etapa classificatória para o torneio Freio de Ouro foi realizada na Efapi

A manhã deste domingo (08), começou cedo para os competidores de uma das etapas classificatórias para o torneio Freio de Ouro que acontecerá em Esteio durante a Expointer de 2024. Às 8h da manhã as competições iniciaram para os animais e seus ginetes, participaram da prova 8 machos e 9 fêmeas. O Freio de Ouro é a prova brasileira que seleciona, através de notas, os melhores exemplares de cavalos e éguas da raça crioula. Os animais e os ginetes disputam sete provas para conquistar a melhor pontuação.

O Presidente do Núcleo Oeste Catarinense Cavalos Crioulos, Amélio Francisco Kwiecinski, explica que as etapas que aconteceram durante a Efapi, são uma credenciadora ao freio de ouro e começaram ainda na sexta-feira, com a prova de Morfologia. Ele também ressalta que esse ano eles fizeram uma parceria com o Quarto de Milha. “Nos outros anos, a gente fazia a nossa credenciadora no primeiro final de semana e o Quarto de Milha realizava no segundo. Esse ano a gente fez uma parceria, como vai acontecer o show do César Paraná durante a semana que vem, nós dividimos os espaços da pista, usavamos uma parte do tempo e eles a outra”, explica. 

Amélio conta que na semana que vem, por mais que o evento da credenciadora tenha acabado hoje, eles estarão de volta aqui na Efapi. “Nos voltamos na sexta feira que tem a concentração de machos que é onde marca o macho que é apto a ser reprodutor e no sábado e no domingo é morfologia. Daí é uma prova diferente, essa [já realizada] é mais de campo”, declara. 

O jurado das provas, Ivens Ortigari Junior, explica que eles começaram  com a primeira fase onde tem as provas de Andadura, Figura, Voltas Sobre Patas, Esbarrada, Mangueira e Paleteada. ” Os melhores animais dessas fases vem para a segunda fase que foi hoje (08), que é a Mangueira 2,  que tem as provas  Aparte e a Pechada. Ai vem pro campo, faz o Bayard Sarmento e a última que é Paleteada”, Ele também explica que dessa competição saem os 4 melhores machos e as 4 melhores fêmeas que vão para uma classificatória de nível de Brasil. “São  48 macho e 48 fêmeas para a classificatória de Esteio”, finaliza. 

Classificação das provas ocorridas em Chapecó:
Macho:
1º lugar – Basco do Kavaju Porã
2º lugar – Noticiero do Nonoai
3º lugar – Villa Verde Jaguar
4º lugar – Santa Alice Ordeira

Fêmea:
1º lugar – A Lo Largo Lisura
2º lugar – Olhadita da Cabanha Santa Fé-TE
3º lugar – Nacarita Turuna
4º lugar – Santa Alice Ordeira

Texto: Schaiane Bohn

Foto: Flávia De Marco

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.