Foi anunciado nesta segunda-feira (09), que a americana Claudia Goldin, de 77 anos, ganhou o prêmio Nobel de Economia de 2023. A pesquisa da economista revelou que a participação feminina no mercado de trabalho não teve uma tendência ascendente e que a participação das mulheres casadas diminuiu. Na Efapi 2023, notamos a presença de mulheres empreendedoras.
Esse é o caso de Naurea Luiza Bertozzo, proprietária da Festiva Decore, uma empresa que realiza eventos como festa infantil, chá de bebe, chá revelação, festa de 15 anos e adultos. “Trabalhamos com eventos mais intimistas e em casa”, explica. A empreendedora conta que a empresa está no mercado de trabalho há dois anos e que encontra algumas dificuldades por ser mulher. “Um dos grandes motivos é que eu trabalho com festas e normalmente quem faz o pagamento é o pai da criança, a mãe não tem essa autonomia. E também porque sou mais nova”, declara.
Sonia da Silva Alves está trabalhando na Efapi com uma tenda de pipocas na área de alimentação. Ela começou a fazer um curso sobre gourmetização de pipocas em agosto e ainda continua participando. “Seguido a professora do curso entra com sabores novos. É um curso reconhecido pelo MEC e a gente pode se tornar cheff pipoqueira”, informa. Sonia revela que a ideia da empresa veio do filho. “Ele foi até o Shopping e comeu a pipoca, e ele dizia ‘mãe eu quero voltar lá para comer a pipoca’, a gente voltou e acabou experimentando outros sabores. Eu gostei da ideia e acabei indo atrás do curso”, narra.
A CEO da editora Reino Bambini e organizadora do Parque Desbravalley, Cássia Cavalli, conta que a Reino Bambini é uma Edtech, do segmento de startups de Educação. Produz conteúdo para crianças e adolescentes, tem uma tecnologia onde insere a psicologia aplicada dentro de obras literárias da Rainha Leona, entrega isso em forma de livros. “O objetivo é desenvolver nas crianças a evolução da consciência, a formação de uma personalidade íntegra e esse comportamento empreendedor, tudo isso com a criança lendo os livros. Dentro das obras literárias da Rainha Leona estão todas as palavras-chave, todos esses insights que a psicologia tem”, explica.
Cássia conta que a ideia surgiu em 2015, mas ela existe desde 2018. “Nós somos duas psicólogas e queríamos usar o conhecimento da psicologia de uma forma preventiva, para que desde cedo as crianças pudessem se conhecer melhor, fazer escolhas conscientes durante a vida e tivessem essa visão de que você pode realizar todos os dias um pouquinho, sem pressa, com pausa, sempre insistindo para realizar o sonho”, declara.
Enquanto organizadora do Parque Desbravalley, Cássia relata que a ideia surgiu de um grupo de pessoas aqui de Chapecó, com o objetivo de criar um movimento de inovação para que todo ecossistema da nossa região pudesse falar a mesma língua e pensar juntos em coisas inovadoras. “A maior dificuldade é realmente convencer as pessoas de que isso pode se tornar algo real, material, que é o que estamos vendo aqui no parque. Isso existia só na mente da idealização e virou prática”, finaliza.
Texto: Schaiane Bohn e João Pedro Zatta Grolli
Foto: João Zatta Grolli