Neste sábado (14) foi realizada a entrega de troféus de participação a produtores de gado de corte e ovinocultores. O objetivo da Comissão Central Organizadora (CCO) foi reconhecer esse envolvimento na Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó (Efapi).
Com o galpão cheio, participaram da feira cerca de 80 animais de corte das raças: Limousin; Tabapuã; Sindi; Angus; Nelore Pintado; Simental; Devon; Hereford; Brangus; Nelore Padrão; Braford; Brangus; Brahman; Shorthorn; e Red Poll. Produtores de Barra Bonita; Concórdia; Pinheiro Preto; Treze Tílias; Campos Novos; Água Doce; Bandeirante; Quilombo; Novo Horizonte; São Lourenço do Oeste; e Chapecó colaboraram para o sucesso do evento.
Segundo o vice-coordenador do setor agropecuário da Efapi 2023, Ricardo Lunardi, a pecuária de corte tem grande importância econômica na região, mesmo que recente. ”O Oeste de Santa Catarina, hoje, é a região que mais consome genética de corte, dentre todas do estado. Estamos em expansão”, diz Lunardi.
Já na ovinocultura, produtores de Lageado Grande; Bom Retiro; Palmeira/PR; Galvão; Seara; Saudades; Iomerê; Nova Itaberaba; São Domingos; Guatambu; Cordilheira Alta; Coronel Freitas; e Chapecó envolveram-se na exposição. As raças Lacaune; East Friesian; Suffolk; Ile de France; Poll Dorset; Hampshire Down; Dorper; White Dorper; Santa Inês; e Texel aparecem no pavilhão dos ovinos com 80 animais. Ricardo Lunardi comenta que o setor tem espaço para crescer bastante e isso foi demonstrado na feira.
Lunardi menciona ainda, que para as próximas edições é pensado na possibilidade de realizar julgamento e premiações para os setores de ovinocultura e pecuária de corte.
Texto: Luísa Knorst Deotti
Fotos: Mikael dos Santos da Cruz