Durante a Efapi, diversos artistas musicais locais estão realizando apresentações em espaços da feira, como na Arena de Shows e no palco do Biergarten. A escolha dos participantes ocorreu por meio de edital. Em torno de 40 artistas foram selecionados para realizar apresentações na feira.
As apresentações contemplam diversos estilos musicais, como Sertanejo, Rock, MPB, Blues, entre outros, para agradar todos os tipos de públicos presentes. A feira abre as portas para os artistas locais, com o interesse de evidenciar os talentos da região. Realizando a abertura de shows nacionais e se apresentando em palcos lotados, muitos artistas buscam essa experiência para promover sua carreira. A oportunidade de revelar artistas locais é de grande interesse para a feira, pois valoriza o que é de Chapecó.`
Na abertura da Feira, Celsinho Souza, que é artista local, teve o papel de abrir as apresentações e animar o público. Ele relata como foi a experiência de participar da maior Efapi de todos os tempos: “Eu fiz o show de abertura do espaço Biergarten. Foi um show maravilhoso, que uniu músico e público. Eles interagiram, se divertiram, foi tudo muito bacana. O bom de participar de uma feira dessa proporção é ganhar portfólio na carreira, pois uma experiência dessas só agrega em meu trabalho”.
Eduardo Menezes, que é músico há 25 anos, também comenta que é um privilégio se apresentar em uma feira desse tamanho. O artista já havia participado em 2013, mas afirma que se apresentar nessa edição foi algo fantástico.
A oportunidade valoriza também as bandas locais. Para Renata Albiero, vocalista da banda A Vida Kobra, se apresentar na Efapi é essencial para a carreira. “Somos uma banda nova, temos um ano e meio de trajetória e estamos construindo a nossa carreira, então estar nesses palcos é fundamental para continuarmos no caminho”. Sendo a décima apresentação da banda, o conjunto formado por quatro integrantes deseja profissionalizar cada vez mais o trabalho e viver da música.
Além de visibilizar quem se apresenta, o público também se envolve com os shows, e a adesão tem sido grande. Thiago Cardoso, que é artista há vários anos, desta vez participa da feira como público. ”Eu me apresentei no ano de 2017 e foi algo especial, hoje vindo prestigiar os artistas eu vejo ainda mais a importância de abrir espaço para os artistas locais, pois engrandece o trabalho dos músicos da região”.
Nesta quarta-feira (11), a Orquestra de Violões da Fundação Cultural de Chapecó realizou um ensaio do grupo na Casa do Artesanato, dentro da feira. O intuito é apresentar ao público os trabalhos produzidos pelos artistas e estudantes da Fundação. Composto atualmente por 16 integrantes, o grupo realiza um ensaio por semana e participa dos eventos promovidos pela fundação.
Embora a Efapi chame a atenção pela presença de artistas nacionais reconhecidos no cenário musical, a feira também se estabelece como um espaço de visibilidade dos artistas locais. Tal iniciativa reafirma a diversidade cultural existente na região oeste catarinense.
Texto: Nycoli Ludwig e Mikael dos Santos da Cruz
Fotos: Álvaro Ávila