A Liga Catarinense de Rodeio (LCR) lançará na noite de amanhã, 12 de outubro, às 20h, na Feira Agropecuária Industrial e Comercial (Efapi), a Copa Brasil de Rodeio. A abertura será realizada na Arena de Rodeio, com a equipe César Paraná. Serão quatro dias de evento, iniciando na quinta-feira (12) e estendendo até o domingo final (15).
Segundo César Paraná, um dos principais locutores de rodeio do Brasil, a LCR foi montada há oito anos para dar suporte aos funcionários e acompanhar como são desenvolvidos os eventos, não apenas os realizados pela LCR, mas também outros eventos da área. “A Liga também surgiu para criar oficinas para que surjam novos profissionais”, cita. César conta que tem muita criança interessada pelo assunto, e que eles já tiveram uma escolinha de rodeio no Meio Oeste de Santa Catarina. “Tem muita gente querendo ser profissional de rodeio. Então a gente criou essa Liga para dar suporte e fiscalizar os tratos animais. Para observar como funciona, se realmente está tendo os cuidados necessários em relação aos touros. É uma liga que veio para dar essa sustentabilidade, organizar e fiscalizar essa questão”, explica.
César conta que eles queriam para a Copa Brasil um tema voltado ao interior, ao agro e às famílias do interior. “Valorizar bastante o nosso país, famílias que aqui vivem. Com muito efeito visual, muitas emoções, é o que a gente preparou”, declara. Ele conta que, contabilizando arquibancada, camarotes e espaços para as pessoas ficarem de pé e assistirem ao espetáculo, esperam em torno de 18 mil pessoas para o rodeio. O evento é gratuito – “entrou no portão pode ir pro rodeio”, afirma César. Apenas os camarotes foram comercializados e terá um número de aproximadamente 100 ingressos para venda na hora do rodeio.
Ele conta que para participar do torneio é questão de treino e oportunidade. “Costumamos oportunizar para alguns que estão começando, mas, em especial na Copa Brasil de Rodeios, as equipes já foram montadas para essa disputa”, anuncia. No total, para a competição são seis equipes, cada uma é composta por cinco profissionais e mais um reserva que irão disputar por uma premiação de 50 mil reais. São competidores de várias regiões do Brasil como Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina. “Inclusive, cada equipe de outro estado do Brasil precisa ter um peão catarinense, é uma exigência nossa. Então, das vinte etapas, amanhã começa a primeira disputa que será em Chapecó, com encerramento no ano que vem com a entrega da premiação total”, destaca.
César também explica algumas regras do torneio: “As regras são permanecer oito segundos em cima do touro. Existem dois juízes que avaliam a montaria do peão. A pontuação vai de um a cem, cinquenta por cento é do touro, conforme a dificuldade que ele apresenta para o peão. E os outros cinquenta são do peão, conforme seu desempenho apresentado, se tá bem montado ou não, se tá quase caindo do touro, se a cinta tá mais pra lá do que mais pra cá, conforme o giro dele, mais a nota dele. Além disso, se ele encostar no touro, é automaticamente desclassificado”, finaliza.
Texto: Schaiane Bohn e Deisiana Damarat
Foto: Deisiana Damarat